A Renault ampliou a oferta de versões do Kardian, introduzindo uma opção com câmbio manual de seis marchas. O SUV agora conta com quatro versões no mercado, todas equipadas com o motor turbo TCe 1.0 de 125 cv e torque de 22,4 kgfm, o maior entre os concorrentes diretos.
A nova versão de entrada, batizada de Evolution, tem preço sugerido de R$ 106.990 e oferece o mesmo conjunto de equipamentos da versão com câmbio automático EDC.
O modelo é fabricado no Brasil, no Complexo Ayrton Senna, uma planta reconhecida pela sua excelência tecnológica e por ser referência na indústria 4.0, segundo o Fórum Econômico Mundial.
O Kardian é o primeiro veículo nacional a utilizar a plataforma modular RGMP (Renault Group Modular Platform), que permite flexibilidade no desenvolvimento de diferentes tipos de veículos, incluindo versões híbridas.
O câmbio manual JX22, desenvolvido pela Horse em Portugal, tem como destaque a eficiência mecânica e a redução de consumo. A transmissão foi projetada para o perfil dos consumidores brasileiros, com relações de marchas ajustadas para oferecer agilidade em baixos regimes e eficiência em velocidades mais altas.
Além disso, o motor turbo TCe 1.0, também produzido no Brasil, incorpora tecnologias da Fórmula 1 para otimizar a combustão, aumentando a performance e reduzindo o consumo de combustível.
O Kardian também oferece um interior moderno, com painel digital de 7 polegadas e central multimídia de 8 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, além de recursos de segurança como seis airbags, controle de estabilidade e tração, e câmera de ré. As dimensões compactas e a generosa distância entre-eixos de 2,60 metros garantem bom espaço interno e versatilidade para uso urbano e em trechos off-road leves.
Com essa nova versão manual, o Kardian se posiciona como uma opção atraente para quem busca um SUV moderno, eficiente e bem equipado, com preço competitivo.
LEIA MAIS
+ Novo Equinox EV tem 443 km de autonomia, mas custa mais que um Volvo
Consumo
Com gasolina: 12,3 km/l na cidade e 14.0 km/l na estrada
Com etanol: 8,4 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada