Por Jorge Moraes*
São Paulo – O Ka somente agora alcança a sua maturidade visual com o facelift para a linha 2019 e, de quebra, a chegada da geração Freestyle enriquece o topo da gama. A grife, que é sucesso no EcoSport, estreia no compacto que cresceu como produto, na minha opinião, e sabe de uma coisa: vai dar trabalho para a concorrência.
Veja como aconteceu a renovação que contempla além do design e do motor 1.5, a transmissão automática. O automóvel de formato gráfico estiloso agradou em cheio. Mesmo trazendo no teto uma antena cafona que não combina com a pegada do modelo.
Mesmo assim, o Freestyle é atraente e deveria, desde já, oferecer a luz de LED diurna. Outra falta que pelo preço do produto top poderia estar incluso. A oferta é de R$ 63.490 para a versão manual e R$ 67.990 no automático.
No visual as caixas de rodas ressaltam os retoques do novo Ka e acho que a grade dianteira entrega uma linguagem diferenciada também. A rodagem 15 polegadas agrega ao estilo da carroceria e os elementos da parte traseira, principalmente o para-choque mais esticado reforçam a mudança.
Por dentro as alterações mais significativas são o sistema de som com tela flutuante de seis polegadas de processador rápido, projeção da câmera de ré e som aceitável. A bordo, tudo pela segurança porque além dos cintos de três pontos seis bolsas infláveis tomam conta da cabine. O painel de duas cores puxa para o marrom e os bancos trazem a assinatura do projeto.
O Ka Freestyle com motor de três cilindros 1.5 no Ka entrega 136 cv no Etanol e 128 cv na gasolina. Um conjunto mecânico bem acertado com bomba de óleo variável. A caixa automática de seis velocidades estava no carro que escolhi para traduzir as impressões para vocês.
O carro com câmbio manual recebe uma nova transmissão produzida em Taubaté (SP) e interessante é perceber nela a dupla sincronização do primeiro ao terceiro engate. O motorista com mais sensibilidade vai sentir. A engenharia ainda explicou que a caixa apenas tem 30 quilos com o óleo, portanto media de 4 Kg mais leve comparado ao seu principal concorrente, o HB20.
Na pista, a rodagem com aro 15 manda bem com a suspensão que também entrega controle de estabilidade. A direção elétrica tem uma espécie de amortecedor que funciona segurando as vibrações e ganha uma zona de bloqueio para gerar conforto. O motor 1.5 é bom de retomadas e se a proposta é passar por cima de quase tudo na cidade, ele vai mandar bem.
Além do estilo surfistinha e urbano aventureiro, o Ka sustenta funções de utiitdade como o bagageiro de teto projetado para comportar até 50 Kg de carga. O modelo de entrada (S) virá no fim do mês com o sedã.
A montadora no desenho do Ka, de errado mesmo, só deixou a “antena parabólica” no teto como já escrevi e reforço de novo. Em nada a peça combina com o astral da arquitetura. Questionado na première do modelo, todo o time de projeto fez a justificativa de sempre quanto à recepção do sinal mas não conseguiram me convencer porque automóveis semelhantes já adotaram peças menores e tão eficientes quanto.
A Ford também pretende entrar com esse carro na faixa de preço dos crossovers de largada por isso a entrega de um produto mais caprichado.
* Viajou a convite da Ford
Preços
R$ 63.490 manual
R$ 67.990 automático
Ka S normal
R$ 45.490 automático
FICHA TÉCNICA
PERFORMANCE
Motor 1.5 3C 136 cv / 16 kgfm de Torque
Transmissão Automática ou Manual
Direção Elétrica
CONFORTO
Ar-condicionado
Vidros elétricos Dianteiros / Traseiros
Espelhos retrovisores elétricos
Ajuste de altura do banco do motorista
Banco traseiro bipartido 60/40
Ajuste de altura do volante
Computador de bordo
SEGURANÇA
2 Airbags frontais
2 Airbags laterais
2 Airbags de cortina
Câmera de Ré
Sensor de Estacionamento Traseiro
Seta no retrovisor
Controle de Estabilidade e Tração (Advance Trac)
Assistente de Partida em Rampa (HLA)
Alarme Volumétrico
Farol de neblina
Isofix
DESIGN
Rack de teto funcional
Protetor de soleira da porta
Moldura protetora do para-lama
Roda de liga leve 15”
Pneus 185/60R15
Banco parcialmente em couro
CONECTIVIDADE
Tela flutuante de 6.5” capacitiva
SYNC 3 compatível com Android Auto e Car Play
AppLink
Assistência de Emergência
Comandos de voz com funções de áudio e telefone
2 entradas USB de rápido carrregamento e iluminadas
MEDIDAS
Peso do veículo em ordem de marcha – PVOM (kg) 1.135
Capacidade de carga 405
PBT (kg) 1.540
PBTC / CMT – Cap. Max. Tração (kg) 1.540
Distância entre eixos (mm) 2.490
comprimento do veículo (mm) 3.954
Largura do veículo (mm) com espelhos: 1.911
espelhos dobrados 1.774
Altura do veículo em ordem de marcha (mm) 1.570
Balanço traseiro (mm) 636