O site automotivo chinês Dongchedi realizou um dos testes mais abrangentes já feitos sobre sistemas ADAS (sistemas avançados de assistência ao motorista). A avaliação envolveu 36 veículos e foi dividida em dois ambientes distintos: estradas expressas e cenários urbanos, com 15 situações de risco no total.
O objetivo era claro: identificar quais carros são realmente capazes de evitar acidentes de forma autônoma, com sistemas como frenagem automática de emergência (AEB), assistente de mudança de faixa e detecção de obstáculos.
O Tesla Model 3 e o Model X lideraram os testes de direção em rodovias. O Model 3 obteve 5 de 6 pontos, enquanto o Model X foi o único carro a evitar uma colisão com um porco selvagem, em uma das simulações mais desafiadoras.
Curiosamente, nenhum dos veículos da Tesla utiliza sensores LiDAR, comuns em concorrentes de alto nível, reforçando a confiança da marca em sua tecnologia baseada em câmeras e inteligência artificial.
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No ambiente urbano, o Model X voltou ao topo do ranking, obtendo 8 de 9 pontos. Os testes incluíram situações como manobras em rotatórias, reversões de marcha, presença de pedestres e até bicicletas elétricas em comportamento agressivo. O resultado reforça a reputação da Tesla como referência em tecnologia de assistência ao condutor.
Entre os modelos chineses, o Luxeed R7 e o Avatr 12 também tiveram destaque nas cidades. Ambos utilizam o sistema de assistência desenvolvido pela Huawei, o ADS ADAS, e conseguiram superar diversos obstáculos com sucesso. O bom desempenho mostra como a China está avançando rapidamente no setor de veículos inteligentes.

Outro destaque foi o Wey Lanshan (ou Wey 07) da Great Wall Motors, equipado com o sistema Coffee Pilot Ultra. Ele ficou em terceiro lugar nos testes rodoviários, superando modelos mais tradicionais como BMW e Audi. No entanto, o mesmo carro teve desempenho ruim nas cidades, onde não conseguiu evitar colisões com pedestres e ciclistas.
Carros que se saíram mal
Entre os piores classificados tanto em rodovia quanto em cidade estão o Zeekr 7X, Xpeng P7+ e o Onvo L60, este último modelo de estreia da marca apoiada pela Nio. Todos tiveram dificuldades nos testes e falharam em situações críticas, colocando seus sistemas de assistência em xeque.
Até mesmo o Mercedes-Benz Classe C decepcionou. O sedã de luxo não conseguiu evitar nenhum dos cenários de colisão na rodovia, contrariando a percepção de que carros premium oferecem os sistemas ADAS mais confiáveis.

Um ponto interessante levantado pela equipe de testes foi a inconsistência entre carros de uma mesma fabricante, mesmo quando equipados com os mesmos sistemas ADAS. Segundo os especialistas, isso pode ser explicado por diferenças sutis, como:
Versões de software distintas
Variações na posição dos sensores
Diferentes processadores de dados, com mais ou menos poder de computação
Esses fatores podem influenciar o tempo de reação do carro e, portanto, o sucesso ou fracasso em evitar acidentes.
Confira o teste:





