Publicidade

Jeep Renegade com 2 airbags tira 1 estrela no Latin NCAP

O Latin NCap soltou resultados do Jeep Renegade, que ganhou uma única estrela no teste de colisão. O SUV alcançou 48,71% na Proteção do Ocupante Adulto, 66,71% na Proteção do Ocupante Criança, 45,32% na Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis ​​da Via e 55,81% nos Sistemas de Assistência à Segurança.

O veículo foi testado para impacto frontal, impacto lateral, chicote, proteção de pedestres, Speed ​​​​Assist e ESC. No impacto frontal a cabeça do menino de 18 meses bateu no banco da frente, impondo a perda de pontos. O impacto lateral mostrou boa proteção ao corpo, mas marginal à cabeça, provavelmente explicado pela falta de proteção lateral padrão.

O impacto lateral do poste não foi realizado, pois os airbags laterais de cortina e os airbags laterais da carroceria são opcionais para este modelo. As tecnologias AEB e ADAS são oferecidas como opcionais, mas não atendem aos requisitos mínimos do Latin NCAP para serem avaliadas e pontuadas.

LEIA MAIS
+ Kombi está de volta: Volkswagen confirma ID. Buzz para o Brasil

Contudo, vale salientar que esta unidade usada no teste não é mais vendida no Brasil. A unidade foi comprada no Panamá e conta com apenas dois airbags. O Renegade vendido no Brasil conta com seis airbags e tirou cinco estrelas no teste de colisão.

Conflito Jeep X Latin NCAP
“O Jeep Renegade foi avaliado pelo Latin NCAP em 2015 e obteve cinco estrelas nos protocolos de avaliação vigentes (2013-2015). Os fabricantes de veículos podem usar os resultados da classificação por estrelas do Latin NCAP até 4 anos após a data de publicação para fins de publicidade e marketing”, explica.

Ainda segundo o Latin NCAP, a Jeep continuou a usar o resultado de 2015 após o período de 4 anos e ainda o está usando para o modelo de 2023 também, fazendo adaptações de projeto incorretas e não autorizadas, apesar do modelo ter sido avaliado há quase 8 anos e em dois protocolos de avaliação anteriores.

Agora é mostrado que as adaptações da Jeep dos resultados do Latin NCAP não apenas não foram aprovadas pelo Latin NCAP, mas também mostram um desempenho de uma estrela do Latin NCAP em contraste com as cinco estrelas usadas pelo fabricante do veículo. “É questionável então a real intenção do fabricante com esse uso de resultado que ilude o consumidor”, disse o Latin NCAP.

No Brasil, no entanto, não foram identificadas marketing do Renegade falando sobre as cinco estrelas do SUV.

Posicionamento da Stellantis:

“O Jeep Renegade produzido no Brasil traz de série, desde as versões mais básicas, seis air bags, alerta de manutenção de faixa, detector de fadiga e frenagem autônoma de emergência, o que o torna um dos veículos mais completos do segmento em equipamentos de segurança. Só estes equipamentos já distanciam por completo o Renegade comercializado no Brasil daquela unidade testada, que sequer é mais produzida. A Stellantis reforça o compromisso na evolução constante da segurança em seus produtos e comercializa modelos com a mais severa exigência de engenharia, qualidade e homologações.”

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade