O mundo está se direcionando para os modelos elétricos e alguns motores icônicos serão abandonados. A exemplo disto, o Jaguar F-Type V8. Pensando no futuro, a marca resolveu gravar o som do motor do carro e preservar o áudio na Biblioterca Britânica.
Gravado dentro da câmara semi-anecóica do Gaydon Engineering Centre – uma sala à prova de som usada para desenvolver e testar o refinamento e a qualidade sonora dos veículos da Jaguar – onde a nota de escape do F-Type foi originalmente ajustada, o R 75 Coupé preto acetinado realizou uma série de trocas de marchas e sprints de aceleração, compondo faixas de som de 30 e 47 segundos.
O veículo selecionado para a gravação foi um F-Type R 75 Coupé 2024 MY, uma edição especial criada para marcar o último ano-modelo do F-Type e os 75 anos de carros esportivos da Jaguar.
LEIA MAIS
+ Cadillac Escalade IQ: carro de chefão americano agora é elétrico com 760 cv
Oferecido exclusivamente com tração integral, seu V8 sobrealimentado de 5,0 litros desenvolve 575cv e 700Nm de torque e pode acelerar o carro de 0-60mph em apenas 3,5 segundos e a uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 186mph.
As gravações de 30 e 47 segundos começam com a partida do motor, iniciada pelo “flare” instantaneamente reconhecível à medida que as rotações sobem antes de se estabelecerem em uma marcha lenta constante de 600 rpm, a nota característica do oito cilindros sugerindo o potencial de desempenho do carro.
Cada vez que o F-Type V8 acelera, as válvulas do sistema de escape abrem para alterar o roteamento dos gases de escape e isso libera o rugido característico que é particular para a experiência de condução do F-Type.
Os ouvintes ouvirão as subidas e descidas nítidas através da transmissão Quickshift de 8 velocidades, e os estalos característicos na ultrapassagem de suas saídas de escape quádruplas, que são um elemento-chave do caráter visceral e focado no motorista do F-Type.
Para ouvir o som, é preciso clicar no link e baixar o arquivo de áudio.