A Jaguar Land Rover fechou o trimestre encerrado em setembro com queda de quase 5% no total das vendas globais. A comparação é com o mesmo período de 2021. Com os problemas de fornecimento de semicondutores, a empresa continua sendo afetada.
Em um comunicado, a JLR disse que as vendas mais baixas resultaram de um “fornecimento menor do que o esperado de chips especializados de um fornecedor que não pôde ser prontamente reabastecido no trimestre”.
A Land Rover ainda é a marca mais vendida do grupo JLR. Contudo, no trimestre encerrado em setembro, as vendas do Range Rover caíram 3,6%. Já as vendas da Jaguar caíram quase 10% (9,9%).
A Land Rover priorizou modelos de maior margem de lucro e priorizou modelos como o Land Rover Defender. O SUV foi o modelo mais vendido pela empresa no trimestre. Já o Ranger Rover Evoque ficou em segundo lugar com 16.255 vendas globais.
LEIA MAIS
+ KIA NIRO É LANÇADO NO BRASIL E FAZ ATÉ 19,8 KM/L DE GASOLINA
O modelo mais caro da empresa, o novo Range Rover foi em terceiro lugar nas vendas globais da marca. O maior mercado da empresa no terceiro trimestre deste ano foi a China. O país representou 29% do total de vendas no varejo.
Com a falta de componentes que afeta o mercado global de automóveis, a JLR sofreu perdas trimestrais a aumentou os problemas na produção de modelos lucrativos, como Ranger Rover e Range Rover Sport. A produção dos modelos tiveram aumento nos custos e perda de receitas.
A Jaguar Land Rover só vai divulgar o balanço das finanças detalhadas na primeira quinzena de novembro. A empresa disse que “espera que o fluxo de caixa livre esteja próximo do ponto de equilíbrio, apesar dos volumes de atacado abaixo do esperado”.
A reportagem entrou em contato com o grupo para saber se essa crise de componentes pode atrasar a chegada de modelos no Brasil, mas até a publicação desta matéria não obteve resposta.
Crise de chips
Recentemente, a Honda anunciou uma nova paralisação em sua fábrica em Itirapina, no interior de São Paulo. A crise de semicondutores continua assombrando diversas montadoras que lutam contra o desabastecimento.





