A Jaguar desenvolveu dois carros de rali F-TYPE Conversível, com traços de design do F-TYPE Checkered Flag Edição Limitada, para continuar sua celebração dos 70 anos de herança de carros esportivos, que teve início com a revelação do XK 120, em 1948.
Os F-TYPEs únicos de rali também prestam uma homenagem ao lendário Jaguar XK 120 – registrado ‘NUB 120’ – que, no início dos anos 1950 nas mãos de Ian Appleyard, completou três Rallys Alpinos consecutivos sem ficar sujeito a um único ponto de penalidade, e venceu o RAC e o Tulip.
Ambos os F-TYPE Conversível são alimentados pelo motor a gasolina Ingenium 2.0 quatro cilindros, de 300 cv da Jaguar. Com modificações supervisionadas pela equipe de design e engenharia da Jaguar, ambos os carros foram construídos segundo as especificações da FIA, com freios e suspensão amplamente ajustados instalados ao lado de uma gaiola de proteção, bancos de corrida com arreios de seis pontos, cápsula de luz montada no capô e extintor de incêndio.
Ian Callum, Diretor de Design da Jaguar, disse: “A oportunidade de projetar um carro de rali não é muito frequente, então fiquei fascinado ao ver como poderíamos transformar nosso carro esportivo moderno em um personagem similar. Estes modelos são uma homenagem ao XK 120 e aos excelentes carros esportivos da Jaguar desde a sua revelação há 70 anos, incluindo a mais recente edição limitada F-TYPE Checkered Flag.”
Os F-TYPEs de rali apresentam melhorias para os freios, suspensão e transmissão, incluindo a adição de discos ranhurados com pinças de quatro pistões na dianteira e na traseira. Amortecedores de competição construídos manualmente e molas mais suaves garantem que os carros de alto desempenho possam ser acionados de forma plana em etapas de rali irregulares. Os abafadores ajustáveis de três vias permitem que os carros sejam ajustados para diferentes superfícies e apresentam rolamentos esféricos para maior precisão. Com rodas e pneus especificamente para uso em cascalho, um diferencial de deslizamento limitado melhora a entrega de potência em superfícies soltas, enquanto um freio de mão hidráulico ajuda os condutores a enfrentarem curvas em gancho.
Os modelos comemorativos foram testados na Walters Arena, em Gales do Sul, para demonstrar suas credenciais de desempenho e agora participarão de uma série de eventos da Jaguar nos próximos meses.
A decoração dos carros de rali foi inspirada no design da nova edição limitada do F-TYPE Checkered Flag, que apresenta uma gama de melhorias visuais exteriores sutis, incluindo rodas de 20 polegadas Gloss Black com um acabamento Diamond Turned e um teto contrastante preto na versão Coupé. No interior, ele apresenta bancos Performance com o luxuoso couro Ebony Windsor, encostos de cabeça com a bandeira quadriculada em relevo e um acabamento de console central em alumínio escuro escovado.
A edição limitada do Jaguar F-TYPE Checkered Flag está disponível a partir de £62,335 (R$ 305 mil).