Publicidade

iX3 é renovado pela BMW e chegará com potência de 470 cavalos

Publicidade

A BMW reprograma a trajetória do iX3 com o primeiro capítulo de uma série de cinco novos carros da família Neue Klasse. A nova classe alemã começa no andar de cima, longe de ser com o tão badalado sedã com mais de mil cavalos de potência e um design diferente de tudo que a marca da Bavária já fez. Aliás, o desenho do SUV é um dos pontos de destaque do carro.

O iX3 50 é o primeiro da firma e o próximo será um sedã primo do Série 3, que é feito no Brasil. O SUV, apresentado em Munique, Alemanha, herda a mais alta tecnologia da empresa e reúne elementos que traduzem o pilar de reciclagem da BMW com vidros, peças, plásticos e tapeçaria “vindos de cordas, garrafas e polímeros jogados na natureza”.

LEIA MAIS
+ Audi confirma chegada da nova geração do Q5 ao Brasil com motor 2.0 TFSI

O SUV elétrico de puro design com faróis dianteiros integrados à extensão da grade e lanternas traseiros em LED vai conviver com o X3 a combustão e se destacar como o primogênito da Neue Klasse reunindo elementos visuais onde a arquitetura externa lembra um pouco a família IX.

Publicidade

Mas somente por fora porque por dentro… Vamos exclamar! Minha Nossa Senhora! Que carro intenso e rico em tecnologia e apresentação visual como a nova tendência dos veículos EV da marca que elimina as duas ou o trio de telas e oferece um head display de ponta a ponta na base do pára-brisas. Proposta que vem da aviação.

Já tínhamos acompanhado a evolução da tela, de carona no Neue Klasse. Mas agora é o produto final com uma mídia central hexagonal sensível ao toque com pouco mais de 15 polegadas e a mecânica de auxiliar a projeção do display do vidro dianteiro que recebe informações do ecrã.

Pelo toque e arrastando para cima você poderá sugerir os APPs saindo da mídia e seguindo para a régua de informações para o motorista e passageiro da frente. Aliás, todo mundo a bordo, os três ocupantes do banco traseiro vê tudo. O sistema de entretenimento foi nomeado de Operating System X e servirá aos veículos da grade.

O iX3 permite customização do ambiente, massagem nos bancos dianteiros, abertura e fechamento das portas com maçanetas eletrônicas e uma arquitetura que destaca o volante como peça de cristal a bordo.

Máquina

São 470 cavalos de potência e 65,4 quilos de torque com os dois motores elétricos, um em cada eixo. Para garantia a autonomia entre 600 e 800 quilômetros, uma bateria de 115 KW. Sem teste drive, sem avaliação mas agora confesso que isso é o de menos porque o zero a 100 em menos de cinco segundos está garantido (são 4,7s).

O impecável elétrico batiza a primeira arquitetura de 800 Volts dos alemães da Bavária e isso permite que o iX3 50, segundo a apresentação, em cerca de até 15 minutos, carregue 80% da bateria em um eletroposto de carga rápida.

O que não gostei, apesar do bom visual da rodagem, foi do perfil baixo (35) do pneu aro 22 polegadas. Vai rasgar facilmente se a BMW do Brasil decidir optar pelo iX3 50 M Sport. Acho que vão ver isso com o tempo de sobra. A promessa de venda no país não está garantida para 2026 mas cá pra nós, será no segundo semestre.

Informática

O BMW do presente esconde o que você não vê mas acredite que impressiona. Processadores de alta potência controlam o sistema de inteligência e segurança do veículo. O motorista só irá dirigir e pronto. São quatro computadores conectados entre si que gerenciam o SUV e garantem uma nova experiência de condução. Que não é autônoma ok?

A tecnologia dos software e hardware governam a segurança, a assistência de condução, a otimização da força de propulsão e o uso da bateria, por exemplo. Aqui, em Munique, no workshop sobre o veículo, eles mostraram a nova densidade mais resistente das células da potente bateria que servirá aos membros família Neue Klasse.

Na próxima terça-feira vamos conhecer a fábrica de Debrecen, na Hungria, local de fabricação do futuro importado. Atualmente o iX3, já é considerado modelo anterior e vendido na casa dos R$ 500 mil.

Publicidade
- Publicidade -

Recentes

Redes sociais

- Publicidade -

Notícias

Publicidade