A Hyundai e a Caoa estão com sua parceria “chegando ao fim”. Entre aspas porque não é exatamente um encerramento mesmo. Após uma atualização nos negócios, a Hyundai Motor Brasil (HMB) será responsável pela coordenação desde a importação até a distribuição final de todo o portfólio de veículos Hyundai.
Com essa novidade no segmento automotivo, a rede de concessionárias Hyundai será unificada, oferecendo veículos importados e produzidos localmente. A Caoa, no entanto, será remunerada pela disponibilização da sua capacidade de produção em Anápolis e também será remunerada por unidade produzida. Desta forma, a Caoa ainda estará, em parte, envolvida nos negócios.
O novo modelo de negócio compreende a produção nacional de veículos da marca em Piracicaba (SP) pela Hyundai, a produção nacional de veículos da marca em Anápolis (GO) pela Caoa e a importação dos modelos globais, a ser conduzida pela Hyundai com participação da Caoa nos resultados financeiros. Já a respeito do fornecimento de peças de reposição, ele também será controlado pela Hyundai.
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Com relação ao número de vendas, na soma entre automóveis e comerciais leves, a Hyundai encerrou o ano de 2023 com 9% de market share e ficou na 4ª posição entre as fabricantes.
O HB20 foi o carro-chefe da empresa no Brasil, com quase 90 mil emplacamentos. Foi o terceiro hatch mais emplacado. O Creta também conseguiu bons números: mais de 65 mil registros ao longo de 2023. Com exceção de HB20, HB20 sedã e Creta, nenhum outro modelo aparece no ranking dos 50 modelos mais vendidos do ano.
Nova Hyundai
Na semana passada, em encontro com o presidente do Brasil, o Executive Chair mundial da Hyundai, Euisun Chung, confirmou investimento de US$ 1.1 bilhão (cerca de R$ 5.5 bilhões) nas operações no país até 2032.
Com isso, podemos esperar alguns modelos para o Brasil, como por exemplo, a picape Santa Cruz. A caminhonete tem motor 2.5 de 194 cv e 25 kgfm de torque. Há também uma versão turbo com 285 cv. A transmissão é automática de oito velocidades e a configuração turbo adiciona uma caixa de dupla embreagem. Também com oito marchas.
Outro modelo que podemos ver no Brasil é o novo Tucson (não este atual). Mas a versão vendida lá fora, que conta com visual moderno. Além deste, Hyundai Kona EV e Hybrid também podem chegar ao Brasil sem a demora que houve. A Caoa trouxe para o Brasil a geração antiga, enquanto que a Europa tem um Kona com visual futurista.
Além destes, podemos ver pelo Brasil a polêmica Santa Fé. A receita de um visual disruptivo deu certo para o Creta, que recebeu várias críticas após seu lançamento por aqui. Apesar disso, conseguiu bons números de vendas.
Com isso, a Hyundai passará a ter uma nova cara no Brasil, com possibilidade de ter um showroom mais elegante, para receber os importados. Resta saber se ela conseguirá os bons preços praticados pela Caoa, no início das importações. O caminho agora está livre para a montadora sul-coreana.