O utilitário da Hyundai foi lançado em janeiro de 2017. De lá pra cá, o Creta já firmou seu espaço no mercado brasileiro e agora alcança a marca de 200 mil unidades produzidas. A unidade que alcançou o número simbólico foi uma versão Smart Plus, equipada com motor 1.6, câmbio automático de seis marcas e pintado na cor branca. O modelo saiu da linha de montagem na planta de Piracicaba (SP).
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Logo no primeiro ano de lançamento, o Creta totalizou 45.657 unidades fabricadas, que se somaram às 933 unidades produzidas como pré-series nos meses finais de 2016. Já em 2018, saíram da linha de produção da Hyundai no Brasil 52.790 unidades. No ano passado, esse número chegou a 62.769.
Em 2020, por conta da pandemia e do fechamento das fábricas durante o pico de contágio, esse número foi bem menor, com 38.296 modelos produzidos. Mas, mesmo assim, o Creta chegou a marca acumulada de 200 mil unidades.
“As mudanças exclusivas que fizemos para o mercado doméstico consolidaram o modelo entre os campeões de vendas e também contribuíram para que outros países da região se interessassem por importá-lo a partir de nossa fábrica em Piracicaba”, afirma Eduardo Jin, presidente da Hyundai para as Américas Central e do Sul.
Atualmente, mais de 90% da produção do Creta brasileiro é destinada ao mercado interno. O restante é exportado para o Paraguai e Uruguai, desde 2017, para Colômbia, desde 2018, e, a partir de setembro deste ano, para a Argentina.
No Brasil, no acumulado do ano, o SUV compacto da Hyundai ocupa a 4ª posição no ranking de vendas da categoria, com 41.121 unidades, já considerando o fechamento de novembro. Desde 2017, já foram comercializadas no Brasil mais de 189 mil unidades do Creta. A expectativa da sul-coreana é que seja atingida a marca de 200 mil veículos Creta vendidos no País logo no começo de 2021.
O Hyundai Creta é produzido em cinco versões, sendo as opções Attitude, Action, Smart Plus e Limited equipadas com motorização 1.6; e a Prestige, topo de linha, oferecida com propulsor 2.0.