A Horse, empresa parceira da Renault, anunciou um investimento de R$ 100 milhões em sua fábrica localizada em Curitiba, no Paraná. O aporte visa à produção do motor Turbo Flex 1.3 litro, após a fabricação dos motores 1.0 litro no início do ano.
Os novos motores foram desenvolvidos com foco nas demandas do mercado sul-americano, combinando potência, eficiência e baixas emissões, além de operarem tanto com gasolina quanto com etanol. Os propulsores já atendem aos padrões do Proconve L7 e estão em processo de certificação para os mais rigorosos requisitos do Proconve L8.
O motor HR13 de 1.3 litro, com quatro cilindros, entrega 167 cv de potência e 270 Nm de torque, disponível a partir de 1.600 rpm. Já o HR10, de 1.0 litro e três cilindros, oferece 123 cv e torque de 220 Nm, com 90% do torque disponível a 1.750 rpm. Essas características proporcionam uma resposta rápida de aceleração, garantindo bom desempenho em diversas condições de condução.
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“A produção local dos motores HR10 e HR13 no Brasil é um exemplo de como aproveitamos a expertise regional para atender às necessidades do mercado. São motores perfeitamente adaptados ao cenário brasileiro, com alta eficiência e qualidade comprovada”, destaca Guillaume Tuffier, Diretor de Estratégia de Propulsão e Engenharia Avançada da Horse.
Com a expansão, a planta de Curitiba passará a ter capacidade para produzir até 500 mil motores por ano. De acordo com a Horse, mais de 170 mil horas de desenvolvimento foram dedicadas ao motor 1.0 Turbo Flex para garantir que ele atendesse às expectativas dos consumidores da América do Sul.
Os motores HR10 e HR13 contam com tecnologias avançadas para otimizar o consumo de combustível e reduzir emissões. Entre os principais recursos estão o revestimento Diamond-Like Carbon (DLC), inspirado na Fórmula 1, que reduz o atrito nas partes móveis dos cilindros, e o tratamento BoreSpray Coating (BSC) nas paredes dos cilindros, que ajuda o motor a aquecer mais rapidamente, melhorando a eficiência em 1%.
Outra inovação é o sistema Start & Stop equipado com Reflex, que desliga o motor antes de o veículo parar completamente, resultando em maior economia de combustível.
Os novos motores também se destacam pela injeção direta desenvolvida para o uso de etanol. Cada cilindro conta com injetores de seis furos que operam a 200 bar de pressão, garantindo melhor atomização do combustível e um desempenho superior sem prejudicar a eficiência.
Além disso, o turbo é controlado por uma válvula eletrônica, proporcionando resposta rápida e torque elevado em baixas rotações. O HR10 atinge 1,5 bar de pressão máxima de boost, enquanto o HR13 alcança 1,4 bar.