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GWM inicia nacionalização no Brasil com novos modelos

A GWM (Great Wall Motors) avançou em seu plano de expansão no Brasil, ao dar início ao processo de habilitação de fornecedores para a nacionalização de peças na nova fábrica da montadora, localizada em Iracemápolis, no interior de São Paulo.

O anúncio foi feito durante uma apresentação no Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotivos), onde também foram revelados os planos da empresa para a produção de novos modelos no país, incluindo um SUV e uma picape, além do Haval H6, já previsto para a linha de produção.

A GWM informou que o processo de nacionalização de componentes será realizado em etapas, por meio do “Programa de Localização”, que inclui a assinatura de contratos de confidencialidade, workshops para a identificação das peças a serem fabricadas localmente, análise da capacidade técnica dos fornecedores e, finalmente, a formalização dos contratos.

A empresa já definiu mais de 100 componentes para serem produzidos no Brasil, com a meta de atingir um índice de nacionalização superior a 60%. Esse objetivo visa não apenas abastecer o mercado brasileiro, mas também possibilitar a exportação de veículos para outros países da América Latina.

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Em paralelo, a GWM anunciou a nomeação de Márcio Alfonso como novo Diretor de Produção, cargo que também acumulará com a responsabilidade pelas áreas de Engenharia e PDI (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação). Alfonso, que possui vasta experiência no setor automotivo, será responsável por coordenar a produção na fábrica de Iracemápolis e garantir que os veículos atendam aos padrões de qualidade exigidos pela empresa.

A produção na nova fábrica está programada para começar no primeiro semestre de 2025, com a produção inicial do SUV híbrido Haval H6, que passará por um período de pré-produção para testar os novos equipamentos e os processos de fabricação. A produção em série está prevista para começar no segundo semestre de 2025.

A fábrica de Iracemápolis tem como objetivo atingir uma capacidade de produção de até 50 mil unidades anuais em três anos. Para 2025, a previsão é de produzir cerca de 10 mil veículos, com esse número podendo superar 40 mil unidades em 2026, quando a planta operará com dois turnos e terá três modelos em produção.

A GWM também iniciou o processo de contratação para a fábrica, com a seleção dos primeiros líderes para os processos produtivos e a formação das equipes. A empresa planeja contratar 100 funcionários até o final de 2024, com a meta de atingir 700 novos postos de trabalho até o início da produção, no primeiro semestre de 2025.

A produção local faz parte da primeira fase de um plano de investimentos da GWM no Brasil, que totaliza R$ 10 bilhões até 2032. Apenas na fase inicial do projeto, que se estende até 2026, a empresa investirá R$ 4 bilhões. Com a ampliação de sua fábrica e a nacionalização de componentes, a GWM espera consolidar sua presença no mercado brasileiro e expandir suas operações para outros países da América Latina.

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