Depois de quase 90 dias de portas fechadas, o governo do estado de Pernambuco cedeu ao apelo da Fenabrave e anunciou o adiantamento da reabertura dos serviços ligados a veículos para o dia 15 de junho. A data anterior, se seguido o cronograma divulgado no início da semana se daria no dia 23. Concessionárias e lojas deverão cumprir o protocolo de distanciamento social e proteção à saúde.
LEIA MAIS
+ Pernambuco já planeja a reabertura de concessionárias e locadoras
A decisão aconteceu depois de um pedido da diretoria regional da Fenabrave, junto a Secretaria da Fazenda, que foi aprovado no comitê do governo. Essa é uma boa notícia para o setor que vinha sofrendo com quedas nas vendas desde março. A queda de mais de 70% em maio deste ano é o retrato da influência da pandemia nos resultados em relação ao mesmo mês do ano passado.
De acordo com o informe oficial do governo, serviços de venda, locação e vistoria de veículos foram antecipados e voltarão a funcionar dia 15 de junho, seguindo todas as orientações de saúde e segurança da OMS e do Ministério da Saúde.
Vale destacar que, mesmo com a liberação para a abertura de concessionárias e oficinas, as atividades não estarão em funcionamento como era antes da pandemia. Mas sim, seguindo protocolos de segurança e higiene, como o distanciamento entre as pessoas, o uso de máscaras e a disponibilidade de álcool em gel para os clientes.
Algumas revendas, em estados que já permitiram a reabertura já implantaram novos protocolos de segurança, assim como em suas fábricas aqui no Brasil.