Publicidade

Golf GTI Edition 50 bate recorde em Nürburgring antes mesmo do lançamento

Antes mesmo de ser apresentado oficialmente na Europa, o Volkswagen Golf GTI Edition 50 já entrou para a história da marca ao estabelecer um novo recorde em Nürburgring. Com o tempo de 7 minutos, 46 segundos e 13 centésimos, o hatch se tornou o modelo de produção mais rápido da Volkswagen no lendário circuito alemão de 20,8 km, conhecido por suas mais de 150 curvas e exigência técnica.

A marca foi registrada com o piloto Benny Leuchter ao volante, responsável também por testes e desenvolvimento de veículos no departamento de engenharia da VW. “É realmente impressionante como esse carro pode ser conduzido tão rapidamente no traçado do Nordschleife”, declarou o piloto. Segundo Leuchter, o modelo utilizado na volta é tecnicamente o mesmo que será vendido ao público.

O Golf GTI Edition 50 será apresentado oficialmente no próximo dia 20 de junho, durante a edição 2025 das 24 Horas de Nürburgring. A série especial comemora os 50 anos do Golf GTI, que será celebrado em 2026 com o início das vendas do modelo na Europa.

LEIA MAIS
+ Ram 3500 2025 estreia no Festival Interlagos com motor mais potente da categoria

A versão utilizada para a volta recorde estava equipada com um pacote de performance que inclui suspensão com ajuste esportivo, rodas forjadas de 19 polegadas e pneus semi-slick Bridgestone Potenza Race. O conjunto melhora a dinâmica ao reduzir a massa não suspensa e aumentar a aderência em curvas de alta velocidade.

“Se você pretende realmente ser rápido nesta pista, precisa também compensar as irregularidades dela, além de alcançar velocidades extremas nas curvas. É exatamente isso que o Golf GTI Edition 50 consegue fazer, e com perfeição”, explicou o piloto após completar a volta. De acordo com a Volkswagen, a estabilidade foi um dos destaques do modelo durante o trajeto.

O novo recorde superou marcas anteriores obtidas pelo próprio Leuchter com outros modelos da marca. Em 2016, o Golf GTI Clubsport S, com motor de 310 cv e tração dianteira, registrou 7:49.21 minutos com cronometragem interna. Já em 2022, o Golf R 20 Years, com tração integral e 333 cv, completou o circuito em 7:47.31 minutos.

Desta vez, o tempo oficial do Golf GTI Edition 50 foi medido com base no traçado completo, incluindo os 200 metros normalmente excluídos nas aferições anteriores, o que reforça a importância do feito. Uma análise da câmera onboard mostra que, desconsiderando esse trecho extra, o tempo teria sido de 7:41.27.

Por enquanto, como ainda não está à venda, o GTI Edition 50 será listado no ranking de Nürburgring como um modelo pré-série.

A boa notícia para os fãs brasileiros do hatch é que a Volkswagen prepara o retorno do Golf GTI ao país em sua versão regular. O modelo vai reforçar a linha esportiva da marca, dentro do programa VW Legends, que já inclui o Nivus GTS e o Jetta GLI. A data oficial de lançamento ainda não foi divulgada.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade