Publicidade

Gol ultrapassa HB20 e Ka nas vendas das primeiras três semanas de novembro

Pela primeira vez neste ano, o pódio mensal dos carros mais vendidos do país pode deixar de ter o trio Chevrolet Onix, Ford Ka e Hyundai HB20. Isso porque, o Gol disparou nas vendas neste mês e ocupa a segunda posição geral de vendas no país, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O hatch da Volkswagen, que já liderou o mercado nacional durante 27 anos, emplacou até o dia 19 deste mês 4.456 unidades (ver tabela abaixo), ficando atrás apenas do líder Onix.

Um dos motivos para a retomada agressiva das vendas do Gol foi o reposicionamento de preços feito pela Volkswagen, mas, principalmente, a chegada da versão automática o hatch. A oferta da opção sem pedal de embreagem esquentou as vendas do modelo e deu novo fôlego do “velho guerreiro” da Volks.

A transmissão que equipa o Gol (e também o Voyage 2019) possui como principais características robustez, rápidas trocas de marcha, bom nível de conforto e eficiência energética. Denominada AQ160-6F, a transmissão automática do Gol traz relações de marcha e de diferencial específicas, especialmente definidas para essa aplicação.

A transmissão oferece a opção de trocas manuais sequenciais Tiptronic – por meio da alavanca de câmbio ou pelas aletas atrás do volante multifuncional (opcional) – e conta com o modo de acionamento esportivo (posição “S”), que altera os momentos das trocas de marchas para rotações mais elevadas, proporcionando aceleração mais rápida, para um comportamento mais dinâmico do veículo.

O conjunto mecânico composto pelo motor 1.6 MSI de até 120 cv e transmissão automática de seis marchas trabalha em sintonia para garantir também conforto acústico.

O motor 1.6 MSI que compõe a oferta da linha 2019 do Gol e do Voyage (sempre combinado ao câmbio automático de 6 marchas) é da família EA211, com quatro cilindros e 16 válvulas (4 válvulas por cilindro). Total Flex, tem 1.598 cm³ de cilindrada e possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto.

A potência máxima é de 120 cv (88 kW) com etanol e 110 cv (81 kW) com gasolina a 5.750 rpm, com torque máximo de 165 Nm (16,8 kgfm) com etanol e 155 Nm (15,8 kgfm) com gasolina, ambos a 4.000 rpm. Com esse motor, o Gol acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e atinge 185 km/h de velocidade máxima (etanol).

A nova versão do Gol com motor 1.6 e transmissão automática de seis velocidades está sendo vendida a R$ 54.480.

Vendas de automóveis (sem SUV e Picapes) até 19 de novembro

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade