A General Motors (GM) anunciou recentemente a desistência de seus planos de lançar um serviço de táxis autônomos dedicados por meio de sua divisão Cruise.
A montadora optou por redirecionar seus esforços para o desenvolvimento de tecnologias de direção autônoma em veículos pessoais, ao invés de investir em uma frota comercial de robotaxis, como havia planejado inicialmente.
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A decisão de encerrar o projeto Cruise Robotaxi ocorre após vários anos de desafios para a Cruise, fundada em 2013 e adquirida pela GM em 2016. A divisão tinha como objetivo colocar no mercado uma frota de veículos totalmente autônomos, começando com o veículo Origin, que deveria ser produzido em grande escala e operar como parte de um serviço de transporte da GM.
No entanto, o projeto enfrentou obstáculos significativos, incluindo uma série de acidentes envolvendo os carros de teste da Cruise, baseados no modelo Chevrolet Bolt, que resultaram na revogação das licenças de teste da empresa pela Califórnia no final de 2023.
Além dos problemas operacionais, a Cruise também enfrentou um mercado de robotaxi cada vez mais competitivo. Concorrentes, como a Tesla, já apresentaram suas próprias soluções, com o Cybercab, um projeto de táxi autônomo da fabricante, criando uma pressão adicional sobre a divisão da GM.
Com o fechamento do projeto Cruise Robotaxi, a GM anunciou que irá reestruturar a divisão, fundindo a Cruise com outras equipes de direção autônoma dentro da empresa. A montadora pretende concentrar os esforços em melhorar o sistema de assistência à direção mãos-livres Super Cruise, que já está disponível em mais de 20 modelos de veículos da GM.