A frota de veículos eletrificados no Brasil registrou crescimento de 28% entre dezembro de 2024 e junho de 2025, segundo levantamento da NeoCharge com base em dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O número passou de 374.423 para 481.284 unidades em circulação no país.
Os carros 100% elétricos (BEV) tiveram aumento de 33,7%, passando de 87.986 para 117.686 veículos. Já os híbridos plug-in (PHEV) subiram 32,2%, saindo de 117.676 para 155.635 unidades. Os híbridos convencionais (HEV) cresceram 23,2%, totalizando 207.963 veículos no período.
A maior concentração de eletrificados está nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal. Esses locais concentram tanto a frota quanto a demanda por novos modelos.
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De acordo com a NeoCharge, o movimento é impulsionado pela atuação de montadoras que têm ampliado suas linhas de veículos eletrificados no Brasil, como BYD, Caoa Chery e GWM.
A empresa também lançou um infográfico que mostra a evolução da frota por trimestre e a distribuição dos veículos no país. Os dados apontam que os híbridos correspondem a 57% do total, enquanto os elétricos representam 43%.
O levantamento também comparou custos entre veículos a combustão e elétricos. Segundo a NeoCharge, a economia pode chegar a R$ 9,9 mil por ano apenas no abastecimento.
Entre os modelos 100% elétricos mais emplacados, o BYD Dolphin aparece na liderança com 21.992 unidades, seguido pelo Dolphin Mini (21.910) e pelo GWM Ora 03 (7.097). No segmento dos híbridos plug-in, os destaques são o BYD Song Plus (25.560 unidades), o Haval H6 (22.185) e o Volvo XC60 (12.260).
A NeoCharge afirma que a tendência é de crescimento contínuo da mobilidade elétrica no Brasil, acompanhada pela expansão de infraestrutura de recarga e maior disponibilidade de modelos no mercado.






