A Ford Transit SuperVan 4.2, van elétrica de 2.000 cv desenvolvida pela Ford Performance, conquistou um feito inédito em Nürburgring, na Alemanha. Pilotada por Romain Dumas, especialista em desafios de velocidade, o protótipo registrou o tempo de 6 minutos e 48,393 segundos, garantindo o recorde entre protótipos e veículos de pré-produção. O desempenho também colocou a SuperVan como o nono carro mais rápido já testado no circuito conhecido como “Inferno Verde”.
A ligação da Ford Transit com Nürburgring começou de forma inusitada, durante um episódio do programa britânico Top Gear. Na ocasião, o apresentador Jeremy Clarkson conseguiu completar uma volta em menos de 10 minutos com um Jaguar S-Type. A piloto Sabine Schmitz, vencedora das 24 Horas de Nürburgring e referência no circuito, fez então uma provocação: “Eu consigo ir mais rápido do que isso em uma Ford Transit”.
LEIA MAIS
+ Stellantis inaugura centro para reciclagem de peças; entenda
Schmitz tentou cumprir a promessa com a van comercial, chegou perto, mas não alcançou a marca. Desde então, a ideia de levar uma Transit ao limite no autódromo ficou marcada na cultura automotiva e, segundo a Ford, inspirou o desenvolvimento do projeto SuperVan.
A versão 4.2 da SuperVan foi projetada especificamente para explorar os limites da eletrificação em pista. Com potência equivalente a 2.000 cv e aerodinâmica de competição, o veículo já acumulava conquistas antes de Nürburgring.
-
2023: recorde na Subida Internacional de Pikes Peak (categoria Open Class), com tempo de 8 minutos e 47,682 segundos.
-
2024: triplo recorde em Bathurst (Austrália), incluindo volta mais rápida de veículo comercial e elétrico, superando os 300 km/h.
-
2024: vitória no Festival de Velocidade de Goodwood, com subida concluída em 43,98 segundos, mais de dois segundos à frente do segundo colocado.
Mesmo com esse histórico, a volta em Nürburgring era tratada pela equipe como um objetivo especial.
De acordo com Michael Norton, gerente de Programa de F1 e Veículos de Demonstração da Ford, a SuperVan 4.2 é parte de um programa voltado a explorar tecnologias sem limitações de categoria.
“Este é o espaço em que damos aos nossos engenheiros e designers uma folha em branco para sonhar grande. O objetivo é levar o aprendizado de volta para os programas de corrida e até para os veículos de rua”, explicou Norton.
Ele destacou ainda que algumas soluções testadas na SuperVan 4.2 devem influenciar projetos futuros da Ford, embora detalhes específicos ainda não tenham sido divulgados.
O legado da SuperVan
Mais do que quebrar recordes, a Ford utiliza a SuperVan como plataforma de inovação. O projeto serve para testar tecnologias de bateria, refrigeração, aerodinâmica e software de gerenciamento de potência, áreas que têm aplicação direta em veículos de produção.
Com o resultado em Nürburgring, a SuperVan 4.2 não só cumpriu a provocação feita por Sabine Schmitz há quase duas décadas, como também se consolidou como um dos veículos elétricos mais impressionantes já levados ao circuito alemão.