A Ford revelou detalhes de sua nova Plataforma Universal de Veículos Elétricos e de um sistema de montagem que promete alterar o processo de fabricação de seus modelos. O primeiro produto baseado nessa estrutura será uma picape elétrica média de quatro portas, cuja produção está prevista para começar em 2027 na fábrica de Louisville, nos Estados Unidos, com exportação para outros mercados.
Segundo a montadora, a nova arquitetura permitirá reduzir custos e simplificar a montagem. A plataforma terá 20% menos peças que um veículo convencional, 25% menos fixadores e exigirá 40% menos estações de trabalho, o que deve tornar o tempo de produção cerca de 15% mais rápido.
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O modelo será equipado com baterias prismáticas de fosfato de ferro-lítio (LFP), livres de cobalto e níquel. Além de ocupar menos espaço e pesar menos, essas baterias integram a estrutura do veículo e servem como piso, contribuindo para baixar o centro de gravidade.
A Ford planeja investir aproximadamente US$ 5 bilhões no projeto, sendo US$ 2 bilhões para a adaptação da fábrica de Louisville e US$ 3 bilhões já anunciados para o BlueOval Battery Park Michigan, onde as baterias serão produzidas.
O processo de montagem também será alterado. Em vez da linha de montagem tradicional, a empresa adotará o formato de “árvore de montagem”, no qual três subconjuntos — dianteira, traseira e bateria estrutural — são produzidos separadamente e depois unidos. Esse método, segundo a Ford, melhora a ergonomia dos trabalhadores e reduz a complexidade da produção.
A nova picape deverá oferecer mais espaço interno e recursos como porta-malas dianteiro e caçamba com capacidade para transportar objetos longos, mas especificações como autonomia, preço e desempenho ainda não foram divulgadas.
A Ford afirma que a nova plataforma e o sistema de produção poderão ser utilizados em outros modelos elétricos no futuro.