Uma parceria da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) com o Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica (ISI Eletroquímica) resultou em um projeto que para componentes de carros elétricos. Uma folha de alumínio desenvolvida poderá ser aplicada em baterias de lítio.
Com isso, o alumínio se torna um componente essencial para a sustentabilidade na indústria automotiva, uma vez que ele pode ser reciclado infinitamente sem perder suas propriedades essenciais.
Atualmente, os componentes das bateria são todos importados, ou seja, não há fabricante no Brasil com esse tipo de insumo. “Essa parceria busca mudar este cenário e inserir o país em um mercado global, possibilitando o desenvolvimento do produto aqui”, diz a CBA.
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Para testes, uma bateria foi produzida através de uma planta piloto e em pequena escala no Senai. A ideia é que, futuramente, com uma parceria já firmada junto a montadoras, a CBA forneça somente a folha e o fabricante possa produzir a célula da bateria usada nas montagens desses componentes veiculares.
A aplicação do alumínio pode ser feita na carroceria dos veículos, em peças fundidas (como motores e rodas) e em componentes estruturais, como sistemas de absorção de impacto, barras de proteção lateral.
“Além de componente na fabricação de baterias para carros elétricos e híbridos, que se
beneficiam do material para ampliar a sua eficiência”, informou a CBA por meio de assessoria.
Outro ponto positivo da folha é que ela contribui para a redução de carbono, uma vez que a energia gerada é fabrica 100% por meio das hidroelétricas. Segundo a CBA, o Brasil tem potencial para desenvolver e produzir matéria-prima para aplicação nessa tecnologia.
Vale salientar que o projeto está em fase final de desenvolvimento, já com testes e resultados, com a CBA já pronta para a fabricação local. “O objetivo agora é a nacionalização das folhas e componentes e, posteriormente, fornecimento ao mercado externo”, revela o gerente de Desenvolvimento de Mercado e Inovação da CBA, Daniel Silveira.