O mercado de sedãs médios vem decaindo no Brasil. São poucas as opções de mercado disponíveis para quem gosta dessa categoria. A notícia triste para os fãs de sedã é que mais um modelo deixou o Brasil. Desta vez, o Kia Cerato.
O modelo, que é importado, não aparece mais no site da montadora e não é possível solicitar a compra do sedã médio por meio do endereço eletrônico da Kia. Nas concessionárias, o modelo também está fora de estoque.
Segundo apurações da reportagem, fontes internas indicam que esse ainda não é o fim do modelo. A Kia está eletrificando o portfólio da marca, então existe uma possibilidade de o sedã médio voltar a ser comercializado no Brasil, mas, desta vez, eletrificado.
Até então, o Kia Cerato era vendido na configuração 2.0 Flex com 167 cv de potência e 20,6 kgfm de torque. Aliado ao motor, a transmissão é automática de seis velocidades. Com o conjunto, o Cerato vai de 0-100 km/h em 10,5 segundos. Com relação aos preços, o modelo partia de R$ 136.490 na versão de entrada EX e chegava a R$ 152.190 na SX (topo de linha).
LEIA MAIS
+ Virtus recebe nota máxima em teste do Latin NCAP; confira o vídeo
Na versão de entrada EX, o Cerato já era equipado com diversos itens, como volante multifuncional, monitoramento da pressão dos pneus, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, rodas de liga leve. O Kia Cerato é fabricado em Pesquería, no México.
Durante o primeiro semestre de 2023, o Kia Cerato emplacou apenas 14 unidades do modelo. Isso dá uma média de 2 carros por mês. Números muitos baixos, considerando a dimensão territorial do Brasil.