O SUV compacto Fiat Pulse tirou duas estrelas no teste de colisão do Latin NCAP. Segundo a Entidade, alguns fatores restringiram o veículo de alcançar uma pontuação melhor, como a proteção lateral para cabeça, baixa pontuação dos ocupantes infantis, disponibilidade limitada de ADAS e lembrete do cinto de segurança traseiro (SBR). A nota máxima possível são cinco estrelas.
O modelo utilizado tinha 4 airbags e controle eletrônico de estabilidade de série (ESC). O Fiat Pulse produzido no Brasil atingiu 67,18% no Ocupante Adulto, 55,88% no Ocupante Criança, 45,39% na Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis do Trânsito e 55,81% na Assistência de Segurança.
O veículo foi avaliado em testes de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral em poste, chicotada, proteção de pedestres e testes ESC/Moose. De acordo com o Latin NCAP, foi avaliada a versão com os equipamentos de segurança passiva mais básicos do modelo; Outras versões incluem Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) e Sistemas de Assistência à Faixa de Rodagem (LSS) como equipamentos opcionais.
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Segundo o teste realizado pela Entidade, o veículo apresentou estrutura estável e a área dos pés também foi considerada estável na colisão frontal. O impacto lateral ofereceu proteção total ao adulto.
O teste de colisão com impacto lateral em poste mostrou níveis de proteção de marginal a bom; No entanto, a cobertura limitada do sistema de proteção lateral da cabeça penalizou a pontuação geral de proteção do ocupante adulto do carro.
Em nota, a Stellantis respondeu:
“A Stellantis recebe os resultados da Entidade em questão, respeitosamente, mas com muita surpresa. Isso porque as diferenças entre o modelo avaliado (desatualizado) e o produzido foram relatadas, mas ignoradas pela Entidade. A Stellantis South America segue com foco total no cliente, na evolução constante da segurança veicular e no respeito à legislação, além de manter o maior, mais completo e moderno Centro de Segurança Veicular do Hemisfério Sul e afirma que o modelo em questão é um dos mais seguros do segmento.”
Questionamos a fabricante para saber sobre quais seriam essas diferenças. A Fiat respondeu que se trata de melhoria no SBR traseiro (aviso do cinto de segurança traseiro).
Contudo, no site do Latin NCAP, a entidade ressaltou que “os SBR no banco traseiro podem ser atualizados para atender aos requisitos do Latin NCAP”.
O Fiat Pulse é um dos SUVs mais vendidos do ano. Entre janeiro e novembro, o modelo já acumula mais de 41 mil emplacamentos.