Não é de hoje que o segmento de SUVs é o mais disputado entre as montadoras e o mais desejado entre os consumidores brasileiros. Todas as marcas já entraram na receita desse bolo e buscam formas de rechear a entrega para não perder espaço. Foi isso que a Fiat fez quando eletrificou o Pulse, o SUV compacto que emplacou mais de 39 mil unidades no ano passado.
O Pulse ganhou a assinatura Hybrid nas duas versões mais caprichadas, a Audace e Impetus. Com isso, o SUV compacto que já se “gabava” de ser o mais potente entre os modelos com motor 1.0 turbo, também passou se mostrar como o mais eficiente da categoria.
Quando a Fiat lançou a linha Hybrid no final do ano passado ficou claro – e escrevemos aqui – que esse importante e pioneiro passo entre os modelos nacionais era um posicionamento antecipado da montadora para enfrentar os novos concorrentes eletrificados (ou não), que estão chegando aos montes em nosso mercado.
Além da ofensiva chinesa, que há cerca de dois anos tem inundado nosso mercado com novidades eletrificadas, as montadoras tradicionais também estão com lançamentos fortes programados para os próximos meses.
Um exemplo é o Tera, da Volkswagen, que chegará na mesma faixa de atuação do Pulse, com motorização aspirada e turbo. Se a Fiat não tivesse se antecipado e lançado as versões híbridas do seu compacto, poderia ter complicações para enfrentar a novidade da VW.
Além da eletrificação, a Fiat fez um novo “posicionamento silencioso” do Pulse híbrido. A versão Audace, que já é bem equipada, é encontrada facilmente nas concessionárias da marca a partir de R$ 113.990, com um carro usado na troca. É um preço que outras montadoras tabelam para SUVs com câmbio manual ou motor aspirado. Não à toa, as vendas do Pulse dispararam nos últimos meses.
E pode ter certeza que a Fiat ainda tem cartas na manga para enfrentar o que está para chegar em 2025. Além de Pulse e Fastback híbridos, outros modelos ganharão o auxílio da energia elétrica para ganhar eficiência.
Como funciona
O sistema híbrido da Fiat possui um motor elétrico multifuncional que substitui o alternador e motor de partida. Esse sistema híbrido dual-battery é capaz de gerar torque adicional para o motor térmico do veículo e energia elétrica para carregar as baterias de chumbo-ácido de 68Ah e de íon de lítio de 11Ah, ambas de 12V, que fornecem energia ao motor elétrico. O sistema gera potência de até 3kW, garantindo melhor performance ao automóvel e redução de consumo de combustível.
Os modos de operação do sistema híbrido formam um ciclo sequencial que é representado de forma lúdica através do novo painel digital com imagens representativas de cada fase para que o motorista consiga gerenciar a eficiência do veículo.