A Ferrari apresentou recentemente uma patente para um novo motor V12 com pistões ovais, uma inovação que promete mudanças significativas na construção de motores de alto desempenho. O design de pistões ovais visa reduzir o tamanho do motor sem comprometer sua potência, o que pode trazer benefícios para o desempenho e a eficiência.
O conceito por trás dessa patente é que, ao invés de utilizar pistões circulares tradicionais, a Ferrari está explorando uma forma oval para os pistões, o que permitiria um melhor aproveitamento do espaço.
Segundo a montadora, essa alteração poderia resultar em um motor V12 mais compacto, com uma “pegada longitudinal” reduzida, o que poderia ser vantajoso tanto em termos de design quanto de produção.
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Embora a ideia de pistões ovais não seja inédita, já tendo sido usada pela Honda em 1979 no motor NR500 para motocicletas, a Ferrari agora se concentra em resolver as dificuldades técnicas que a abordagem apresentou no passado.
Nos anos 1970, a Honda enfrentou problemas de fabricação ao tentar usinar pistões ovais, mas com o avanço da tecnologia, como a impressão 3D, a Ferrari acredita que agora seria possível superar esses obstáculos.
Essa tecnologia poderia permitir à Ferrari criar motores V12 menores e mais leves, mantendo a potência e o desempenho característicos dessa configuração de motor. A evolução de processos como a impressão 3D, já explorada por outras montadoras como a Porsche, pode ser um fator crucial para a viabilidade dessa inovação.

Ainda não há informações sobre quando ou se esse motor será utilizado em um modelo de produção da Ferrari, mas a patente registrada indica que a montadora está buscando maneiras de otimizar o desempenho e o design dos seus motores de forma mais eficiente.