A Ferrari apresentou o 296 Speciale, a mais recente versão especial da linha berlinetta, baseado no modelo híbrido plug-in 296 GTB. O novo carro chega como sucessor de modelos como o Challenge Stradale, 430 Scuderia, 458 Speciale e 488 Pista, com aprimoramentos em aerodinâmica, peso e potência.
O 296 Speciale mantém a arquitetura híbrida do 296 GTB, combinando um motor V6 twin-turbo de 120° com um motor elétrico. Juntos, produzem 880 cv – 50 cv a mais que o modelo original –, tornando-o o Ferrari de produção com tração traseira mais potente já lançado.
O motor a combustão foi atualizado com componentes derivados do 296 Challenge, incluindo bielas de titânio, pistões reforçados e um virabrequim mais leve. A potência do V6 sozinho aumentou para 700 cv, com um recorde de 234 cv por litro. O motor elétrico, por sua vez, ganhou um modo “Boost Extra”, que eleva sua potência para 180 cv quando o eManettino está na posição “Qualify”.
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A transmissão DCT de oito velocidades recebeu ajustes para reduzir tempos de troca de marcha, utilizando torque adicional do motor elétrico durante as mudanças.
O 296 Speciale gera 435 kg de downforce a 250 km/h, 20% a mais que o 296 GTB, graças a soluções aerodinâmicas inspiradas no 296 Challenge e no FXX-K. Destaques incluem:
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Asas laterais traseiras, que melhoram downforce e resfriamento.
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Spoiler ativo com configuração Medium Downforce (MD) para maior estabilidade em altas velocidades.
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Amortecedor aerodinâmico no capô dianteiro, derivado do 296 Challenge.
O peso foi reduzido em 60 kg em relação ao 296 GTB, com uso de fibra de carbono em partes da carroceria e titânio em componentes do motor. A relação peso/potência ficou em 1,60 kg/cv, a melhor já registrada em uma Ferrari berlinetta com tração traseira.
O carro recebeu ajustes na suspensão, ficando 5 mm mais baixo que o 296 GTB, com redução de 13% no ângulo de inclinação em curvas. O sistema ABS Evo foi aprimorado para maior precisão em frenagens, e os pneus Michelin Pilot Sport Cup2 foram desenvolvidos especificamente para o modelo.
O modo “Boost Extra” do motor elétrico é ativado na configuração “Qualify” e oferece rajadas de potência por tempo limitado, com um indicador no painel que mostra a disponibilidade do recurso.
Design e interior
O visual do 296 Speciale é mais agressivo que o do 296 GTB, com influências do 296 Challenge e do 296 GT3. As principais mudanças incluem:
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Capô dianteiro com entradas de ar ampliadas e persianas laterais.
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Asas traseiras salientes e difusor redesenhado.
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Faixa preta mais larga integrando os faróis traseiros.
O interior prioriza redução de peso, com amplo uso de fibra de carbono e Alcantara. O túnel central traz um design inspirado nos antigos câmbios manuais da Ferrari, e os painéis das portas foram simplificados.
A Ferrari oferece um plano de manutenção de sete anos para o 296 Speciale, cobrindo revisões anuais ou a cada 20.000 km. O serviço está disponível em toda a rede oficial da marca.
O 296 Speciale chega como o mais recente representante da linha de versões especiais da Ferrari, focando em desempenho em pista e tecnologia híbrida. Preços e disponibilidade ainda não foram divulgados.