Os Estados Unidos deve adotar ainda nesta semana uma medida para importações de energia limpa. A norma considera quadriplicar a taxa de 25% para 100% para compra de um carro elétrico chinês. A política tem relação com a proteção da indústria americana.
Os EUA estão preocupados com a crescente das chinesas que podem inundar o mercado norte-americano com elétricos baratos.
Segundo informações da mídia local, do lado dos EUA existe uma preocupação particular de que os produtos energéticos verdes da China possam minar os enormes investimentos favoráveis ao clima feitos através da Lei de Redução da Inflação dos Democratas, que o Presidente Joe Biden sancionou em agosto de 2022.
LEIA MAIS
+ Lamborghini guarda ronco dos motores V12 em disco de vinil
Outra questão é que Biden já havia levantado preocupações sobre os veículos elétricos chineses, dizendo que os carros e caminhões chineses conectados à internet representavam riscos para a segurança nacional porque seus sistemas operacionais poderiam enviar informações confidenciais a Pequim.
No início deste ano, o presidente americano tomou iniciativas para tentar impedir a entrada desses veículos nos Estados Unidos. Biden pretende aumentar a pressão sobre a China com intuito de proteger a indústria norte-americana antes do seu confronto com Trump nas eleições presidenciais de novembro.