Um dos principais problemas para os carros elétrico é a infraestrutura e tempo de carregamento. Mas isso pode estar mudando. Uma cidade dos Estados Unidos (Detroit) construiu uma pista de 402 metros de comprimento com recarga para indução. É uma verdadeira estrada sem fio.
Sabe quando você conecta seu smartphone para carregar sem fio? Bom. É exatamente assim, mas aqui acontece com os automóveis.
A ideia é que agora em 2024 essa estrada sem fio se expanda. Por enquanto, a empresa Electreon, já instalou os estradas para carregamento sem fio na Europa e também no Oriente Médio. A empresa, israelense, tem contratos para vias semelhantes em vários países, como Israel, Itália, Suécia e Alemanha.
LEIA MAIS
+ CES 2024: as tecnologias que vão equipar os novos carros
Vale destacar que os modelos precisam estar equipados com os receptores apropriados para que o carregamento na estrada sem fio aconteça.
Para que o carro seja “reabastecido”, bobinas são colocadas sob o asfalto. Com um conector na parte inferior do carro, ao passar por cima das bobinas, as baterias são diretamente alimentadas.
A ideia é criar mais dessas estradas para reduzir o tempo de carregamento, pois mesmo em movimento, os veículos vão passar pela via e ganhar autonomia para a bateria.