Publicidade

Entenda porque os híbridos de tomada dominarão o mercado dos eletrificados

Infraestrutura é a palavra-chave quando se fala em eletrificação. O Brasil, no entanto, não tem um expressivo número de pontos de recarga, quando comparamos com Europa e Estados Unidos, por exemplo. Um estudo recente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) aponta que o Brasil tem um único carregador para cada 17 veículos elétricos, na Europa esse número cai para 10, e, nos Estados Unidos, 12.

Com a infraestrutura sendo um dos principais obstáculos, o híbrido Plug-in é a tecnologia com maiores chances de dominar o mercado dos carros eletrificados. Como esse tipo de tecnologia combina a energia e o combustível, o consumidor tem a chance de optar se prefere usar a energia das baterias ou, no caso de uma longa viagem, utilizar o abastecimento convencional.

Hoje, já existem carros com autonomia elétrica acima dos 100 quilômetros, como o Haval H6 PHEV. Contudo, a maioria dos modelos disponíveis varia entre 30 a 70 quilômetros de autonomia 100% elétrica.

LEIA MAIS
+ Nissan convoca recall do Leaf no Brasil; entenda a falha

Ao fazer uma ‘conta de padaria’, dá para ter uma noção das vantagens do híbrido de tomada: uma pessoa que rode, em média, 30 quilômetros diariamente, conseguiria usar o carro por três dias (ex: Haval H6 PHEV), mas sem gastar combustível e emitir poluentes. Afinal, esse tipo de tecnologia permite o uso do carro apenas no modo elétrico.

Uma outra prova do crescimento desse tipo de veículos em nossas ruas é que no último ano, os híbridos Plug-in foram os que apresentaram o maior número de vendas, segundo aponta a ABVE. Chamados de PHEV (Plug-in Electric Vehicles), eles alcançaram a marca de 15.252 emplacamentos no primeiro semestre de 2023, contra 7.148 no mesmo período de 2022 – o que representa um aumento de 113%.

“O segmento de veículos híbridos não plug-in (HEV) ainda lidera o número total de emplacamentos no semestre, mas a entrada de novas montadoras no segmento de PHEV agitou o mercado e mudou a participação (market share) entre as tecnologias”, detalha a Associação.

Com base no crescimento e interesse da população por essa tecnologia, o números de modelos vai aumentar ano a ano. Além disso, as baterias vão ficar mais modernas e, consequentemente, a autonomia delas vai crescer. Assim, os híbridos Plug-in se mostram como uma boa alternativa para quem ainda não se sente preparado para mergulhar de vez em um modelo 100% elétrico.

Híbridos PHEV mais vendidos no 1° semestre de 2023:
1. XC60 -2.208 unidades
2. HAVAL H6 – 2.160 unidades
3. TIGGO 8 – 1.786 unidades
4. SONG PLUS – 1.095 unidades
5. PORSCHE CAYENNE – 893 unidades
6. AUDI Q5 – 670 unidades
7. XC90 – 587 unidades
8. RANGE ROVER – 438 unidades
9. 330E – 356 unidades
10. COOPER COUNTRYMAN – 284 unidades

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade