Publicidade

Emplacamentos no Brasil crescem 15% durante ano de 2024

Os emplacamentos de veículos no Brasil encerraram 2024 com um crescimento de 15,5% em comparação a 2023, totalizando 4.744.179 unidades. A recuperação consistente do setor automotivo é atribuída a fatores como a manutenção da oferta de crédito e a diversificação constante de produtos em todos os segmentos, o que ajudou a fortalecer o mercado nacional.

De acordo com Arcelio Junior, novo presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a alta nos emplacamentos de 2024 ficou próxima das projeções feitas pela entidade em outubro, que indicavam um aumento de 16,8%. O crescimento superou as estimativas mais conservadoras feitas no início do ano, que apontavam para uma alta de 13,5%.

LEIA MAIS
+ Volkswagen e Xpeng fazem parceria para expansão de veículos elétricos

“Acreditamos que as festas de fim de ano, que aconteceram no meio das duas últimas semanas de dezembro, embora os dias 24 e 31 tenham sido considerados úteis, acabaram impactando nas vendas, pois muitas pessoas e empresas estavam em período de recesso, reduzindo, principalmente, as vendas corporativas”, comentou Junior.

Entre os segmentos, os automóveis e comerciais leves registram um aumento nas vendas de 2024 de 14,02%, na comparação com o ano de 2023. Porém, na visão do presidente da entidade, as vendas poderiam ter sido melhor, “não fossem os feriados festivos de dezembro. 

Para o setor das motocicletas, a alta foi melhor, de 18,61%, no acumulado de 2024. “O ano de 2024 registrou o 3º maior desempenho de toda a série histórica da Fenabrave”, destacou Junior. 

Caminhões e ônibus 

Ambos os setores registram aumento nas vendas de 2024, com crescimento de 17% e 12%, respectivamente. 

Caminhões encerram 2024 com alta nas vendas | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Enquanto que a alta nos emplacamentos dos caminhões são justificados pela recuperação em setores como construção civil, o mercado dos ônibus foi impulsionado pelas compras das licitações do programa Caminho da Escola. 

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade