A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou nesta semana os dados de emplacamentos do primeiro semestre de 2025. De janeiro a junho, o setor registrou crescimento de 6,99% em relação ao mesmo período do ano anterior.
No entanto, a entidade também anunciou revisão de algumas projeções para o desempenho anual, com destaque para o segmento de caminhões e implementos rodoviários, que tiveram expectativa de retração.
Na comparação entre os meses de junho e maio deste ano, houve queda de 6,36% no total de emplacamentos. Um dos fatores que influenciaram o resultado foi o número de dias úteis: junho teve 20, contra 21 de maio.
LEIA MAIS
+ BMW M2 CS quebra recorde em Nürburgring para carros compactos
Apesar disso, o crescimento nas vendas diárias no semestre foi de 9,93%, mesmo com três dias úteis a menos em 2025 em comparação com o mesmo período de 2024 (122 dias contra 125). Segundo Arcelio Junior, presidente da Fenabrave, o desempenho do mercado interno tem sido consistente, mas já há sinais de desaceleração.
“Estamos acompanhando a evolução dessas tendências, mas já revisamos algumas projeções. Apesar de estarmos preocupados com as altas taxas de juros e seu impacto no varejo, o segundo semestre costuma ser melhor, tradicionalmente, e ainda teremos o Salão do Automóvel, que pode favorecer a manutenção das expectativas”, afirmou o executivo.
Alta nas vendas de híbridos
Um dos destaques do semestre foi o crescimento nas vendas de automóveis e comerciais leves híbridos e híbridos plug-in. Foram 83.490 unidades emplacadas nos seis primeiros meses do ano, o que representa um aumento de 73,63% em relação ao mesmo período de 2024, quando 48.086 veículos desse tipo foram vendidos.
De acordo com Arcelio Junior, esse crescimento reflete uma boa aceitação por parte dos consumidores brasileiros em relação à tecnologia híbrida.
Por outro lado, os veículos 100% elétricos registraram uma leve retração. Foram 30.563 unidades emplacadas no primeiro semestre, contra 31.179 no mesmo período de 2024 — queda de 1,98%. O presidente da Fenabrave atribui esse comportamento à evolução mais gradual da infraestrutura de recarga no país.
Revisão de projeções para 2025
Com base nos dados de mercado e no desempenho de cada segmento, a Fenabrave revisou suas projeções de emplacamentos para o ano de 2025:
Automóveis e comerciais leves: projeção mantida de crescimento de 5%;
Caminhões: expectativa de retração de 7% (antes, previsão era de crescimento de 4,5%);
Ônibus: projeção mantida de alta de 6%;
Motocicletas: projeção mantida de crescimento de 10%;
Implementos rodoviários: previsão anterior de crescimento de 5% passou para estabilidade (0%) em abril, e agora aponta queda de 20%.
Com essas atualizações, o crescimento total projetado para o setor em 2025 foi ajustado para 6,2%, abaixo dos 6,9% previstos em abril e dos 7% estimados em janeiro.






