Publicidade

Em 2040 os veículos elétricos serão 77% das vendas totais

O número de carros elétricos (BEV) no Brasil vem crescendo mês após mês. Segundo números da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o total de BEV em circulação desde o início da série histórica (2012) chega agora a 21.019 unidades, que correspondem a 11% do total da frota eletrificada (183.949). Para os próximos anos, a expectativa é de crescimento.

Segundo a consultoria Bain & Company, no entanto, mostra que o ritmo de crescimento desse segmento será muito mais acelerado do que foi até aqui.

“Até 2025, o volume comercializado subirá apenas um ponto percentual. Mas, depois disso, o aumento será exponencial. Em 2030, representará 35% das vendas, número que saltará para 61% em 2035 e 77% em 2040”, aponta.

LEIA MAIS
+ GWM Ora 03 tem autonomia divulgada pelo Inmetro

Segundo análise da Bain, alguns pontos serão os responsáveis pelo aumento nas vendas. A exemplo disto, aceitação pelos consumidores, ampliação da oferta de modelos e redução global do preço da bateria.

Paridade nos preços
Entre 2025 e 2030, a Bain projeta ainda o atingimento da paridade de preços entre veículos elétricos e os à combustão na maior parte dos mercados e dos segmentos.

Desafios
Segundo a Bain & Company, alguns desafios para o Brasil vão ajudar a acelerar a escala do mercado de veículos elétricos:

1. Acelerar os incentivos para veículos elétricos, de forma a alcançar a escala mínima nos mercados – com maior coordenação entre países.

2. Alcançar competitividade fiscal, trabalhista e logística diante da forte concorrência com o México.

3. Desenvolver a cadeia de abastecimento para o futuro – incluindo conectividade e tecnologia de digitalização, motores para VEs, etc.

4. Adaptar-se às rápidas mudanças ao longo de toda a cadeia, como tecnologias na produção, digitalização, vendas multicanais e novas formas de mobilidade.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade