Os carros eletrificados atingiram um novo recorde de emplacamentos para o mês de outubro. Em 10 meses, a categoria cresceu 73% sobre o mesmo período de 2022. Somente em outubro foram 9.537 veículos emplacados. Na comparação com o mesmo mês de 2022 (4.460), o crescimento foi de 114%. Em relação a setembro (8.458), de 13%.
De janeiro a outubro, o mercado brasileiro emplacou 67.047 veículos eletrificados leves (HEV+PHEV+BEV), um aumento de 73% sobre o mesmo período de 2022 (38.663) e de 36% sobre as vendas totais do ano passado (49.245).
O Brasil já se aproxima dos 200 mil veículos eletrificados leves em circulação, desde o início da série histórica da ABVE (2012). Em outubro, chegou a 193.486.
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Esses números confirmam a receptividade do mercado brasileiro às novas tecnologias automotivas, principalmente os veículos elétricos plug-in (BEV e PHEV).
Dos 9.537 eletrificados vendidos em outubro, a participação de cada tipo de tecnologia, ficou assim distribuída:
PHEV: 36% (3.439);
BEV: 25% (2.370);
HEV flex 23% (2.202);
HEV a gasolina/diesel: 16% (1.526).
BEV E HÍBRIDOS
Pelo segundo mês consecutivo, os 100% elétricos (BEV) registram expressivo crescimento de vendas.
Os 2.370 veículos BEV de outubro representam aumento de 272% sobre o mesmo mês de 2022 (636), e de 29,5% sobre setembro último (1.830).
Já os 3.439 PHEV (elétrico híbrido com recarga externa) representam um crescimento de 214% sobre outubro de 2022 (1.094) e de 13% sobre setembro último (3.032).
O segmento dos HEV (híbridos elétricos sem recarga externa) emplacou 3.728 veículos em outubro, sendo 2.202 HEV flex (a etanol) e 1.526 a gasolina ou diesel.
Sobre outubro de 2022 (2.730), os HEV cresceram 36,6%. Sobre setembro último, tiveram um leve crescimento de 3,6% (3.596).
O mercado da eletromobilidade no Brasil cada vez mais muda de configuração.
Se até 2022 a liderança desse mercado era dos híbridos HEV flex, os 10 meses de 2023, apresentam números diferentes.
Os plug-in (BEV e PHEV) ganharam mercado e têm em outubro com 50,6% de participação, enquanto os híbridos HEV (flex ou a gasolina/diesel) estão com 49,4%.
O mercado foi puxado nos últimos meses por duas montadoras chinesas (BYD e GWM), que se preparam para produzir veículos elétricos e híbridos no Brasil a partir de 2024.