Publicidade

Só máquinas: Golf GTI x Civic Si?

Depois de muita expectativa por parte fãs da versão esportiva do Civic, a Honda definiu o preço do modelo, que voltou a ser vendido no Brasil neste ano. O valor de R$ 160 mil frustrou muita gente, mas não poderia se esperar um valor muito mais baixo, uma vez que a versão topo do linha do sedã chega perto dos R$ 130 mil. Nas redes sociais, tem muita gente dizendo que é melhor levar para a garagem um Golf GTI, que tem a mesma pegada esportiva, é carregado por um motor maior e ainda parte de um valor bem mais baixo (R$ 134.870). Mas é bom ressaltar, que o hatch esportivo da Volks é mais barato em sua configuração de partida. Se forem colocados todos os equipamentos opcionais, como teto solar e rodas de aro 18 polegadas (além de muitos itens de tecnologia), o valor do GTI chega a salgados R$ 176.183.

Visual

O Civic Si é um cupê (portanto tem apenas duas rodas) que tem um visual bem menos comportado que o Golf. Seu grande aerofólio remete às pistas de corrida, como também seu interior todo em preto transpira esportividade. Não que o Golf GTI seja um carro de “tiozão”, mas ao colocar os dois lado a lado, é possível notar que o Honda ganha no quesito esportividade do visual.

Tecnologia

Em relação à tecnologia, o Golf GTI dá um banho no Civic quando é comprado com o pacote premium, que custa R$ 30 mil adicionais, mas entrega equipamentos como o ACC (controle automático de distância e velocidade com limitador de velocidade), assistente de luz para farol alto, Front Assist e City Emergency Brake (monitoramento frontal e freio de emergência automático para trânsito), Detector de fadiga, Park Assist 2.0 (assistente de estacionamento automático), entre outros. No Civic Si, um dos destaques é o botão Sport, que permite alterar o modo de condução e até o ajuste da suspensão.

Motorização

 Por se tratar de modelos esportivos, feitos para acelerar (e muito), o quesito motorização acaba sendo o mais importante para Golf GTI e Civic Si. E o alemão leva vantagem sobre o japonês. Enquanto o Honda é puxado pelo motor 1.5 turbo de 208 cv e 26,5 kgfm de torque, o Volkswagen sobra com o TSI 2.0 de 220 cv e 35,6 kgfm. A diferença de potência pode não ser muito, mas é no torque que está a diferença amplamente favorável do Golf. Os quase 10 kg fm a mais fazem o Volks acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos e velocidade máxima de 244 km/h. A Honda não divulgou os números do Si, mas não devem superar o Golf. Já sobre o câmbio, a preferência do condutor é que vai dizer qual modelo é melhor. Isso porque, o Volkswagen vem com caixa automatizada DSG de dupla embreagem e seis velocidades, enquanto o Civic aposta na transmissão manual de seis marchas.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade