Com 500 cv de potência, o inovador Donkervoort F22 combina um design de tirar o fôlego com velocidade absoluta. Sob a direção do diretor-gerente de segunda geração Denis Donkervoort, a marca familiar holandesa criou um supercarro que abre novos caminhos em todas as áreas, desde a construção até o design. O peso? Apenas 750 kg.
O supercarro F22 é capaz de atingir 2,15 G de aceleração lateral. Os membros do programa Donkervoort Ambassador abocanharam toda a produção planejada de 50 unidades, forçando o Donkervoort a estender a produção para 75 carros.
O F22 é o primeiro novo modelo desde que Denis Donkervoort assumiu como força motriz da empresa após a aposentadoria de seu pai, o fundador da Donkervoort Automobielen, Joop Donkervoort, no início de 2021 e marca o fim da era D8 GTO. E, de acordo com a tradição familiar, o Donkervoort F22 recebeu o nome da primeira filha de Denis Donkervoort, Filippa, que nasceu em 22 de maio de 2022.
LEIA MAIS
+ TRANSPORTE POR APLICATIVO DEVE LIDERAR ELETRIFICAÇÃO DA FROTA BRASILEIRA, APONTA ESTUDO
Com tração traseira, o supercarro oferece uma surpreendente relação peso-potência de 666 cv por tonelada. O motor turbo de cinco cilindros em linha, foi originalmente construído pela Audi Sport. Os engenheiros de Donkervoort o ajustaram para ainda mais potência, torque e dirigibilidade de baixo custo.
Segundo a montadora, o carro atinge uma velocidade máxima de 290 km/h, porém sem detalhar os números do 0-100 km/h.
O novíssimo Donkervoort F22 cresceu na maioria das dimensões para atender aos padrões de homologação nos EUA e nos Emirados Árabes Unidos. Agora ele tem 4.039 mm de comprimento total e tem 1.912 mm de largura e 1.105 mm de altura, tornando-o mais longo, mais largo e mais alto que seu antecessor.
O interior completamente novo usa assentos Recaro leves e personalizados opcionais e os primeiros cintos de segurança de seis pontos aprovados para uso em corridas e na estrada.
Alguns dos destaques do design incluem um novo teto removível de fibra de carbono Twin Targa de três peças, a manutenção de um layout de roda aberta e um interior mais espaçoso e confortável.
O Donkervoort F22 será vendido em todos os lugares, da América do Norte ao Oriente Médio e Europa, a partir de € 245.000 nos mercados europeus – equivalente a R$ 1,3 milhão, na cotação de hoje.