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Dirigimos o novo Tiguan 2024 na estrada; confira consumo e detalhes

A Volkswagen retornou com o Volkswagen Tiguan na linha 2024. O modelo chega com algumas mudanças tanto na parte estética quanto mecânica. No visual frontal, os faróis estão mais afilados e a grade frontal também foi atualizada. As tomadas de ar estão maiores e com detalhes em preto brilhante e cromado. Os faróis contam a tecnologia IQ. Light Matrix, com canhões que se ajustam conforme a velocidade. Entre 0-40 km/h, a luz é apontada para baixo.

Ainda sobre o visual, o modelo também tem uma nova saudação na lanterna traseira, com nova disposição dos LEDs. As rodas são em 19 polegadas, com detalhes diamantados e estão calçadas em pneus de medida 235/50. Na traseira, a parte inferior do para-choque tem novas ponteiras de escape, detalhes em preto brilhante – seguindo a linha da dianteira.

Na mecânica, no entanto, o Tiguan 2024 teve uma atualização que deixou o SUV com menos fôlego. Na linha 2021, o Tiguan R Line tinha um propulsor com 220 cv, mas agora, devido as normas de emissão de poluentes, o motor foi atualizado e perdeu potência. Agora tem 186 cv e 30,6 kgfm de torque. Apesar disso, o SUV continua andando bem a acelera de 0-100 km/h em 9 segundos.

Uma outra mudança é que o câmbio agora tem 8 velocidades e esse é um dos fatores que reduzem as emissões de poluentes do novo Tiguan.

Na segurança, o modelo chega com o Travel Assist. Trata-se do primeiro sistema semiautônomo (nível 2) a ser instalado no Tiguan Allspace. Segundo Volks, a função é uma combinação dos sistema de Lane Assist e controle de cruzeiro adaptativo com função Stop&Go (ACC), sendo capaz de assumir os controles longitudinal e lateral do carro. Na rodagem em estrada, por exemplo, o sistema mantém o veículo centralizado na faixa, oferecendo mais conforto para quem está atrás do volante.

Testamos o a linha 2024 do Tiguan no interior de São Paulo, em Itu, e rodamos chega de 25 quilômetros com o veículo no ciclo rodoviário. A média de consumo que foi mostrada no quadro de instrumentos marcou 10,6 km/l. Um pouco abaixo dos números do Inmetro (11,3 km/l).

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Contudo, vale salientar que algumas retomadas e acelerações foram feitas e isso jogou o consumo um pouco para baixo. Agora precisamos rodar com o veículo numa distância maior para constatar se, de fato, ele faz o que promete.

O Tiguan R Line 2024 tem nova suspensão Multilink na traseira e isso deve melhorar o conforto de quem viaja nas fileiras traseiras. No interior, ele dispõe de diversas tecnologias como multimídia de 8 polegadas, cluster digital de 10,25″, freio de estacionamento eletrônico, ar condicionado de três zonas, bancos dianteiros com climatização e aquecimento e várias outras comodidades.

Com sete lugares, o espaço é razoável para os ocupantes. Passageiros com estatura mediana conseguem viajar em distâncias não muito grandes para a última fileira. O espaço é um pouco limitado, mais aconselhável para crianças.

Vale ressaltar que o Tiguan é importado do México e está disponível no Brasil em versão única R Line e custa R$ 278.990

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