Publicidade

Dia decisivo: UE votará tarifas de até 45% para elétricos chineses

A União Europeia (UE) planeja votar, na próxima sexta-feira (4), sobre a imposição de tarifas de até 45% sobre veículos elétricos importados da China. Um rascunho do regulamento já foi enviado aos estados-membros do bloco, que discutem a proposta. As informações são do jornal Automotive News.

A votação, inicialmente prevista para uma data anterior, foi adiada devido a negociações de última hora com Pequim na tentativa de evitar a imposição dos novos impostos. Mesmo com a possível aprovação das tarifas, as conversas entre as partes podem continuar. No entanto, a data da votação ainda pode ser alterada.

A iniciativa surge após uma investigação da Comissão Europeia concluir que a China subsidia injustamente sua indústria de veículos elétricos, prejudicando os fabricantes europeus.

LEIA MAIS
+ A ascensão dos SUVs compactos: por que eles são os queridinhos do momento?

Na guerra de impostos, Pequim nega as acusações e ameaçou retaliar com tarifas sobre produtos europeus, como laticínios, conhaque, carne de porco e carros com motores grandes.

Se aprovada, a medida abriria caminho para a aplicação de tarifas de até 35% em novembro, com duração de cinco anos, além dos 10% já cobrados.

Para bloquear a medida, seria necessária uma maioria qualificada — 15 estados-membros representando 65% da população da UE.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade