A Aston Martin revelou os detalhes do Valhalla, um supercarro híbrido de alto desempenho, projetado para levar a marca a novos patamares de potência, aerodinâmica e dinâmica de condução.
Seu trem de força híbrido combina um motor V8 twin-turbo de 4,0 litros, com 828 cv e 900 Nm, e três motores elétricos que contribuem com mais 251 cv, resultando em um total de 1.079 cv e 1.100 Nm de torque.
Esse conjunto híbrido foi desenvolvido para oferecer performance impressionante e respostas rápidas, atingindo de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos e alcançando uma velocidade máxima de 350 km/h.
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O motor V8 oferece uma potência específica de 207 cv/l, a maior já vista em um Aston Martin, e é combinado com uma nova transmissão DCT de 8 marchas. A aerodinâmica ativa, inspirada no modelo Aston Martin Valkyrie, gera mais de 600 kg de downforce a 240 km/h, o que ajuda a manter a estabilidade do Valhalla em altas velocidades. A força descendente é controlada por asas dianteiras e traseiras ajustáveis, que atuam para reduzir o arrasto e manter o equilíbrio aerodinâmico em diversos cenários.
O Valhalla também possui uma avançada eletrônica de Controle Dinâmico de Veículo (IVC), que integra a suspensão, frenagem, direção e os sistemas de tração para otimizar o desempenho.
Esse sistema, aliado aos quatro modos de direção selecionáveis (Pure EV, Sport, Sport+ e Race), permite que o carro se adapte às condições de direção, com cada modo ajustando a resposta do motor, a rigidez da suspensão, a aerodinâmica e a calibração de direção.
No modo EV puro, o Valhalla é acionado exclusivamente pelos motores elétricos no eixo dianteiro, proporcionando uma condução silenciosa e sem emissões, com um alcance de 14 km e velocidade limitada a 140 km/h. Em Sport e Sport+, o motor V8 entra em ação, enquanto o modo Race ativa a aerodinâmica de alto downforce, além de um sistema de frenagem de alto desempenho, com a asa traseira funcionando como um freio a ar.
O sistema de tração é sofisticado, com vetorização de torque no eixo dianteiro e controle eletrônico do diferencial traseiro (E-diff), o que garante uma distribuição de potência e tração otimizadas para máxima estabilidade e agilidade.
A bateria de alto desempenho (HPB) alimenta os motores elétricos, oferecendo uma recuperação eficiente de energia durante a frenagem e garantindo um desempenho consistente mesmo em alta carga.
O chassi do Valhalla é construído a partir de fibra de carbono, resultando em uma estrutura extremamente rígida e leve. O monocoque de carbono, moldado por tecnologias derivadas da Fórmula 1, proporciona uma rigidez estrutural superior, garantindo a segurança e a performance dinâmica. Com um peso seco de 1.655 kg, o Valhalla possui uma relação potência/peso de 652 cv por tonelada, o que contribui para seu desempenho de alto nível.
Os freios são projetados para suportar as demandas extremas de performance, com um sistema de resfriamento eficiente que envolve três radiadores de alta temperatura na frente do veículo, além de um sistema de refrigeração dedicado para a bateria. Este sistema garante que o Valhalla possa manter a performance mesmo sob intensa pressão em pista.
No conjunto, o Aston Martin Valhalla é um supercarro híbrido de última geração, combinando tecnologia avançada, potência bruta e precisão dinâmica, pronto para competir no mais alto nível de desempenho automotivo.