A demanda por seguros de autos no Brasil cresceu no último mês de janeiro. Na comparação com o mesmo período de 2021, o crescimento foi de 17,39%. Comparando com dezembro, a alta foi menor: 2,27%.
Os dados são do Índice Neurotech de Demanda por Seguros. O indicador mede, mensalmente, o comportamento e o volume das consultas na plataforma. Entre as capitais analisadas, Rio de Janeiro e São Paulo se destacam com as maiores altas.
Na comparação mensal, quase todos os Estados analisados separadamente pelo índice apresentaram crescimento, com exceção do Rio Grande do Sul, (-5,56)%, e Paraná (-3,16). O ranking de altas ficou assim: Rio de Janeiro (8,41%), São Paulo (5%), Minas Gerais (2,41%).
LEIA MAIS
+ Brasil não precisa de carros elétricos, mas de etanol, diz CEO da Stellantis
Para o head comercial de Seguros da Neurotech, Daniel Gusson, o momento do mercado segurador é marcado pelo forte aumento dos preços dos seguros, acima da inflação.
Em grande parte, a elevação está relacionada à valorização dos usados, que impactou a tabela Fipe, além do interesse da população em renovar o seguro dos veículos. Em alguns casos, os valores dos seguros chegaram a triplicar de preço.