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Crise na Neta Auto se agrava com protesto de concessionários na China

A Neta Auto, uma das startups chinesas de veículos elétricos que chegou a ser vista como promissora, enfrenta uma crise financeira cada vez mais profunda. De acordo com relatos em redes sociais, mais de vinte representantes da rede nacional de concessionárias da marca — que conta com cerca de 300 revendedores autorizados — realizaram um protesto nos portões da fábrica da empresa em Tongxiang, na China, exigindo compensações e o pagamento por veículos nunca entregues.

Os revendedores alegam que mantiveram suas operações mesmo diante do não recebimento de veículos, demissões em massa, paralisação de atividades e o acúmulo de dívidas com fornecedores por mais de seis meses.

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Em vídeos publicados online, representantes afirmam que continuaram pagando salários, impostos e evitando publicidade negativa, enquanto aguardavam promessas da Neta que, segundo eles, nunca foram cumpridas. “Desde setembro passado, a empresa nunca abordou diretamente nossas preocupações — nem uma vez”, afirmou um dos manifestantes.

O grupo apresentou três exigências principais: compensação pelas perdas operacionais desde setembro de 2024, reembolso imediato de subsídios e descontos pendentes para veículos não entregues, e a restauração do sistema de pós-venda, que atende cerca de 400 mil clientes da Neta. Muitos dos revendedores dizem ter adiantado milhões de yuans por carros que não receberam, e agora enfrentam processos judiciais de bancos e consumidores.

A crise é refletida também nos números de vendas: em janeiro e fevereiro de 2025, a Neta vendeu apenas 487 veículos na China. Não foram divulgados dados referentes a março. O modelo Neta X respondeu por 272 unidades, enquanto o Neta L teve 149 emplacamentos. O cenário é pior até mesmo que o de outras marcas que já faliram ou deixaram o mercado.

Nos bastidores, a fabricante vive um período de reestruturação. Fang Yunzhou, fundador da empresa, voltou ao centro da operação ao assumir o cargo de CEO, acumulando a função de presidente. O ex-CEO Zhang Yong foi transferido para uma posição consultiva após polêmicas.

Brasil vira prioridade

Apesar do cenário preocupante na China, a Neta tenta passar uma mensagem de otimismo para o mercado brasileiro. Em comunicado oficial, o CEO da Hozon New Energy, Fang Yunzhou, reafirmou o compromisso com as operações no Brasil, afirmando que o país será “a prioridade máxima” da estratégia internacional da marca.

A Neta Auto estreou oficialmente no Brasil em novembro de 2024, com pontos de venda inaugurados em shoppings de cinco estados. Em janeiro, abriu sua primeira concessionária completa no Rio de Janeiro.

A marca planeja chegar a 30 lojas até o fim de 2025, com novas unidades previstas para Brasília, São Paulo e Manaus. Além disso, mais de 20 centros de atendimento estão em construção em 13 estados.

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