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Corolla Cross 2025 chega em maio com o mesmo escapamento

O novo Corolla Cross será lançado nos próximos dias, na segunda metade de abril. Mudanças? Aquelas que já tratamos por aqui como porta-malas com abertura elétrica no XRX e o ingresso do freio eletrônico no lugar da horrível alavanca de pé, uma pitada a mais de tecnologia para toda gama, assim como o visual digital do painel.

O fabricante manteve a proposta mecânica dos motores a combustão e híbrido assim como a permanência do atual escapamento, considerado uma peça desalinhada com o design e item tão criticado pela humanidade fora da fábrica.

Não deu para mudar o escape pintado de preto que não conversa com o estiloso crossover (amenizaram o visual com o repaginado para-choque). A troca só deverá acontecer na mudança de geração e não no meio de um facelift. A Toyota vai colocar nas lojas em maio o Corolla Cross 2025 e o carro é igual ao da Tailândia. Acertamos!

Quanto ao preço, a espera é pela manutenção dos atuais valores longe da bonificação de vendas no varejo. De R$ 170 mil a R$ 215 mil. XRE, XRV, XRX, o topo da gama com teto solar e agora porta-malas elétrico.

Outra queixa que vai deixar de incomodar o cliente do produto, mas bem menos, é o freio de estacionamento no pé. Esse sai fora. Finalmente! Demorou, mas a montadora trabalha com foco na melhoria contínua dos seus produtos e sempre do mesmo jeito: um passo de cada vez.

Design
As mudanças no visual serão sutis por fora e por dentro (com mais entretenimento) porém significativas tornando o produto para quem viu bem elegante. O Corolla Cross é o mais produzido (mais exportado) na linha de produção compartilhada com o primo sedã que está longe de ter a performance em vendas do passado.

O Cross com altura livre do solo de 16,1 cm vai manter o corpo de 4,46 metros de tamanho, entre-eixos de 2,64 m e capacidade do bagageiro na casa dos 440 litros. Tração dianteira e versões híbridas e a combustão 2.0 litros, flex de 177 cavalos de potência e caixa de 10 velocidades. Segundo o Inmetro, bebendo gasolina, percorre 11,7 km/l na cidade e 13 km/l na estrada e no etanol, 8,2km/l e 9,0km/l.

O híbrido leva vantagem no aspecto consumo e faz, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, médias de 11,8 km/l (cidade) e 9,7 km/l (estrada) com etanol. Com gasolina são 17,8 km/l e 14,7 km/l.

Sem calibragem
A Toyota não irá fazer a calibragem de potência e eficiência do conjunto híbrido, esperada desde o sedã 2025. Lembrando aqui dos atuais 122 cv para os prometidos 140 cv. Fica tudo como está. Recordo que o automóvel continuará HEV, ou seja, não dependerá da tomada para carregar “o modo elétrico”.

RAV-4 e Yaris Cross
No movimentado ano da marca japonesa coloque na agenda o seguinte: a chegada da van Hiace, produzida na Argentina, do tipo turismo e furgão, com motor 2.8 diesel da SW4 e Hilux para o começo do segundo semestre. O novo RAV 4 plug In está chegando por esses dias na casa dos R$ 400 mil. E o Yaris Cross híbrido garantido para o último trimestre do ano.

O novato Hiace
No país vizinho, o utilitário Hiace já circula com sucesso oferecendo seus predicados de utilidade. Seus concorrentes diretos serão Ducato, Daily, Master, Transit e Sprinter.

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