Muitos consumidores ainda não pesquisam como deveriam antes de comprar um carro novo. É grande o número de brasileiros que limitam sua escolha por marcas mais tradicionais e carros que, na concepção deles, têm melhor custo-benefício a longo prazo. Mas será que é mesmo assim ou existe um certo preconceito com novas montadoras e tecnologias que estão evoluindo a cada dia?
Porque comprar um SUV compacto apenas a combustão e com acabamento repleto de plástico se você pode ter um modelo de porte superior, acabamento refinado e uma lista de equipamentos de série bem superior?
Há poucos anos, essa pergunta teria uma resposta automática: “Por causa do preço”. Mas graças à chegada de novas montadoras com carros eletrificados, mais tecnologia embarcada e com acabamento premium, essa resposta nem precisa mais ser repetida.
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Foi pensando nessa nova lógica do mercado – agradeça aos chineses – que resolvemos juntar dois SUVs que, de cara, você pode imaginar que tenham preços bem distintos, mas vamos provar que a conta não é tão direta assim.
Colocamos lado a lado, literalmente, o Creta na sua versão mais cara, a Ultimate 2.0, que custa R$ 188 mil na tabela da Hyundai e o BYD Song PRO na versão GS, que custa R$ 199.800. Existe a versão GL do BYD ao preço de R$ 189.800, mas essa não estava disponível para test-drive.
A versão mais barata do Song PRO perde na autonomia no modo 100% elétrico (110 km no GS e 71 km no GL) e também em alguns equipamentos de série, como carregador por indução e regulagem elétrica do banco do motorista.
Você notou que os valores do Creta Ultimate e do Song PRO GL praticamente empatam. Entretanto, mesmo se pegarmos a versão mais cara do BYD que custa cerca de R$ 12 mil a mais que o Creta 2.0, quando comparamos alguns itens, a balança ainda vai pender positivamente para o SUV chinês.
No visual já fica claro que o Song tem um porte bem mais avantajado que o Creta. O SUV da BYD tem 4,7 metros de comprimento contra 4,3 do sul-coreano. Isso implica diretamente no maior espaço para os passageiros e também para a bagagem no porta-malas, sendo de 520 litros para o Song e 422 litros de capacidade para o Hyundai.
Ainda fora da carroceria, temos o conjunto full LED do sistema ótico do carro chinês contra um uso misto de LED e lâmpadas halógenas no conjunto do Creta Ultimate. A abertura e fechamento da tampa do porta-malas é elétrica no BYD; o capô usa amortecedores e tem uma manta para melhorar o isolamento acústico. No Hyundai é tudo manual, com vareta e nada de manta.
Na cabine, apesar de ter um bom acabamento interno, o Creta ainda fica distante do requinte do interior do BYD. Você não tem contato com plástico duro na cabine do Song e o couro transmite uma qualidade superior. O Hyundai, entretanto, oferece refrigeração para o banco do motorista e teto solar nessa versão, algo que o BYD não disponibiliza em nenhum Song PRO.
Quando comparamos mecânica, as diferenças entre Creta Ultimate e Song PRO ficam bem mais evidentes. Mesmo pegando a versão de entrada do BYD, ela dispõe de um conjunto híbrido que entrega 223 cv de potência (235 no GS) e 30 kgfm de torque, além de uma autonomia de 71 km no modo EV (110 km no GS). Já no modo híbrido, é possível percorrer cerca de 1.100 km com o Song PRO, segundo dados da BYD.
Já o Hyundai Ultimate aposta na fórmula mais conservadora do motor flex 2.0 aspirado de 167 cv de potência máxima e 22,4 kgfm de torque. Com essa mecânica e o tanque de combustível de 50 litros, a autonomia do Creta 2.0 com gasolina é de 545 km na cidade e 620 km na estrada. A garantia de fábrica é de 5 anos para o Hyundai e 6 anos para o BYD.
Mesmo com todas essas diferenças que já poderiam justificar a escolha pelo Song ao invés do Creta em sua versão mais cara, foi quando fizemos simulações de financiamentos em concessionárias da Hyundai e da BYD que o resultado nos surpreendeu.
Simulamos, na mesma modalidade de financiamento, com 60% de entrada e saldo em 24 parcelas, as duas versões do BYD e Creta Ultimate. O Song PRO GL por R$ 189.800 fica com entrada de R$ 114 mil e 24 vezes de R$ 3.363. Já o Song PRO GS de R$ 199.800 tem entrada de R$ 119.880 e 24 parcelas de R$ 3.581,24. Isso com taxa 0% subsidiada pesquisada no dia 27 de agosto.
Na concessionária da Hyundai que pesquisamos no Recife no mesmo dia, o Creta Ultimate estava com promoção de R$ 189.690 por R$ 177.990. Dessa forma, a entrada do Creta ficou em R$ 107 mil e o saldo em 24 meses de R$ 3.790.
Você deve ter reparado que a prestação do Creta ficou mais cara que as duas versões do Song PRO. Isso se deu porque a BYD está com uma condição de taxa 0% nessa modalidade de financiamento.
Apresentamos as armas de cada competidor, seus preços de tabela e uma simulação de financiamento que é boa para quem tem um carro para dar de entrada. Agora cabe ao consumidor pesquisar, testar e escolher o modelo que cabe em sua garagem e na sua conta.