A Volkswagen lançará em 2025 um novo SUV compacto que chegará para rivalizar com Fiat Pulse e provavelmente Renault Kardian. O SUV da Volks faz parte do investimento de R$ 16 bilhões anunciado para o mercado brasileiro no período entre 2022-2028. O projeto terá produção em Taubaté (SP), ao lado do Polo Track.
O utilitário esportivo será posicionado abaixo do cupê Nivus e deve ser equipado com o motor 1.0 MPI de 84 cv do Polo Track ou 1.0 TSi de 116 cv do Polo (nas versões mais caras).
Construído sobre a plataforma MQB, o novo carro quer ocupar um espaço ainda não ocupado pela Volks. Afinal, projetos só com ‘cara de SUV’, como Argo Trekking ou HB20X, não deram certo para aceitação do povo que exige um utilitário esportivo de verdade.
Na última quinta-feira, o CEO da Volkswagen do Brasil Ciro Possobom destacou mais uma extensão da MQB com sua versão para modelos híbridos.
LEIA MAIS
+ Vendas de Ford elétricos caem 11%, mas os híbridos compensam
Notícias dão sinais do SUV compacto
Recentemente, a Prefeitura de Taubaté divulgou no Instagram um anúncio de R$ 1 bilhão para a produção do novo Gol. Porém, a Volkswagen desmentiu a notícia e tratou como fake news.
Em novembro de 2023, uma outra notícia deu pistas da produção desse SUV compacto que será produzido pela Volks.
No site da Prefeitura de Taubaté, uma nota informa sobre um acordo entre metalúrgicos e a empresa alemã. “Criação de 137 postos de trabalho a partir de janeiro de 2024 para produção de um novo SUV compacto, previsto para ser lançado em 2025, o que reforça Taubaté como polo automotivo”, aponta.