A BMW está levando a tecnologia de seus veículos para um novo patamar com o conceito de “supercérebros” em seus próximos modelos da linha Neue Klasse. Esses “supercérebros” serão unidades de controle de alta potência que administrarão diferentes aspectos do carro, proporcionando uma experiência mais inteligente e eficiente para os motoristas.
O novo SUV elétrico iX3, que será lançado em setembro, será o primeiro modelo a incorporar essa tecnologia de ponta. Esses supercérebros são unidades de controle centralizadas que desempenham funções críticas no veículo.
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Cada um será responsável por uma tarefa específica, sendo fundamentais para o desempenho e a experiência do usuário.
De acordo com a BMW, haverá quatro supercérebros, começando com o modelo iX3. Cada um deles controlará um aspecto essencial do veículo:
- Heart of Joy: Este é o supercérebro principal, que controla a unidade de condução e a sensação de dirigir, afetando diretamente a dinâmica do veículo.
- Direção Autônoma: Um supercérebro dedicado ao controle da direção autônoma, trazendo mais inteligência para a condução sem motorista.
- Panoramic iDrive: Este será o supercérebro responsável pelo sistema de infoentretenimento, também conhecido como o iDrive da BMW, que integra a experiência digital do veículo.
- Funções Auxiliares: Um supercérebro será responsável por gerenciar as funções auxiliares, como iluminação, controle climático e outros sistemas secundários.
Para suportar esses supercérebros, a BMW implementou um sistema de computação central extremamente poderoso, que promete ser 20 vezes mais eficiente do que o sistema atual da marca.
Esse poder de processamento será necessário para lidar com as demandas de controle de direção, direção autônoma, infoentretenimento e funções auxiliares de forma simultânea e sem falhas.
Além disso, a BMW simplificou a fiação do veículo com sua “arquitetura de chicote elétrico zonal”. Ao dividir a fiação em quatro zonas — frente, centro, traseira e teto — a BMW conseguiu reduzir a quantidade de cabos em 600 metros e economizar 30% no peso total. Isso significa menos volume, mais eficiência e um design mais otimizado para os carros do futuro.
Outro avanço da BMW é a introdução de fusíveis eletrônicos inteligentes, que substituem os fusíveis tradicionais nos veículos. Esses fusíveis digitais gerenciam ativamente a distribuição de energia no carro, otimizando o uso de energia e aumentando a eficiência em 20%. Essa tecnologia melhora a gestão de energia durante a condução e também otimiza o uso de energia ao estacionar e carregar o veículo.
Além da revolução nos supercérebros e na gestão de energia, a BMW também está focada em tornar seus veículos cada vez mais definidos por software. Com mais de 1.000 módulos de software, 20 GB de software e 500 milhões de linhas de código, os novos veículos BMW serão atualizados automaticamente, sem a necessidade de visitas à concessionária.
A atualização de software over-the-air permitirá que o carro receba melhorias e novos recursos de forma contínua, garantindo que os proprietários sempre tenham as versões mais recentes dos sistemas.