Em 10 anos, o mercado de veículos no Brasil mudou. E como mudou. Quando olhamos os emplacamentos, a quantidade de carros era superior ao cenário atual. Nos modelos mais vendidos, as mudanças também estão lá.
Brasileiro gostava de carro hatch, com preços mais “populares”. Há 10 anos, Fiat Palio, Volkswagen Gol e Chevrolet Onix dominavam o mercado dos automóveis de passeio.
R$ 34.060 era o preço do carro mais vendido em 2014. Contudo, já este ano, com a mudança de mercado, o Volkswagen Polo é o carro de passeio que assumiu a liderança.
LEIA MAIS
+ Nova geração do Mercedes AMG G 63 chega ao Brasil; saiba preço e novidades
No configurador da marca, um Polo Track zero quilômetro hoje custa R$ 90.990. Isso representa um aumento de 167% no preço do veículo de passeio mais vendido. O que explica esse crescimento tem haver com o produto somado ao cenário econômico.
Esse descolamento no mercado não foi apenas uma questão de aumento de preços, mas de uma mudança no perfil de consumo e desejo da sociedade.
Haja vista, os SUVs representam a maior parcela de compra em 2024. No acumulado deste ano, entre janeiro e novembro, essa categoria representou 47,91% dos emplacamentos.
“O aumento da demanda por carros mais sofisticados, com maior conectividade e recursos avançados, fez com que as montadoras tivessem que se adaptar, oferecendo opções mais caras, alinhadas ao poder aquisitivo da nova realidade do mercado”, avalia o professor de MBAs da FGV e especialista no setor automobilístico, Antônio Jorge Martins.
Além dos avanços tecnológicos envoltos na cadeia automotiva, há também outras explicações para esse aumento no valor dos automóveis.
“O preço do carro reflete na melhoria dos veículos produzidos, mas também no cenário macroeconômico, com carga tributária maior, dólar alto e protecionismo forte da industria nacional. Isso complica o preço dos veículos”, explica o professor titular de Economia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ecio Costa.