Publicidade

Citroën pirata: Rússia produz carros em fábrica encerrada por Stellantis

Em abril de 2022, a Stellantis encerrou a sua produção de automóveis na Rússia. Contudo, os russos estão usando as instalações do Grupo para produzir automóveis Citroën. A empresa Automotive Technologies importou cerca de 42 kits para montagem do Citroën C5 Aircross, na fábrica de Kalunga. Os kits são fabricados pelo Dongfeng Motor Group.

A Dongfeng e a Stellantis operam uma joint venture comercial na China, por meio da qual a Dongfeng pode construir e vender carros Stellantis na China.

Segundo apuração da Reuters, empresas chinesas estariam ajudando os russos a produzirem carros de montadoras ocidentais. Segundo informações apuradas pelo meio de comunicação, modelos Citroën continuam disponíveis para venda na Rússia.

Em resposta ao jornal Reuters, a Stellantis disse ter concluído desde 31 de dezembro de 2023 que “perdeu o controle de suas entidades na Rússia”.

LEIA MAIS
+ Novo Yaris tem 131 cv, acelera em 9 segundos e faz 25,6 km/l

Saída da Rússia
A Stellantis responsabilizou as dificuldades logísticas e sanções impostas a Moscou para ter interrompido suas operações no país. A fábrica de Kalunga é 70% da Stellantis e 30% da Mitsubishi Motors.

As sansões e os problemas de logísticas cresceram em razão da guerra entre a Ucrância e Rússia. O conflito está próximo de completar dois anos.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade