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Citroën E-Jumpy é van elétrica que você pode dirigir com CNH do tipo B

O Citroën E-Jumpy é o primeiro veículo elétrico da montadora francesa no Brasil. Com autonomia para 330 km, a van é uma solução prática para quem busca transporte de carga e quer economizar combustível e contribuir com o planeta.

Confira o vídeo completo:

Passamos cerca de 3 dias com a van da Citroën e rodamos quase 170 km em trechos urbanos. Ao pegar o veículo, a adaptação não demorou, pois a posição de dirigir é semelhante ao de um carro de passeio. A não ser pela elevada posição que você fica no banco, isso é uma das poucas coisas que te lembra que está a bordo de uma van.

A parte positiva é que não precisa de habilitação especial. Com CNH de categoria B você já pode conduzir o veículo sem infringir nenhuma lei. A E-Jumpy parte de R$ 329.990.

A van é confortável de dirigir e bastante silenciosa. A não ser por alguns barulhos que vem da traseira e invadem a cabine. Coisas de carros utilitários. A suspensão é independente nas quatro rodas e o sistema de freios é com disco ventilado em todas as rodas.

A Citroën E-Jumpy tem 136 cv de potência e 26,5 kgfm de torque. Isso é suficiente para aguentar a capacidade máxima de 1 tonelada de transporte de cargas.

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Com três modos de condução (Eco, Normal e Sport) é possível alterar a potência da van. No modo Eco, por exemplo, ela segura o veículo e não entrega a total potência.

Em casos de a E-Jumpy precisar de potência, você ativa o modo Sport e tem toda a entrega dos 136 cv e do 26,5 kgfm de torque instantâneo.

Outro modo interessante é o B-Mode. O botão no seletor de marchas serve para regeneração da carga das baterias por freio motor. Ao tirar o pé do acelerador a van freia um pouco mais e essa energia é recuperada. Funciona como uma espécie do One Pedal – tecnologia da Volvo.

O 0-100 km/h da E-Jumpy é feito em 11,9 segundos. Uma boa marca, a considerar os 3.055 kg de peso bruto total.

Do lado de dentro o plástico predomina, mas não é de se esperar grandes acabamentos. Afinal é um veículo voltado para o trabalho. Há uma tela de 7 polegadas e o painel de instrumentos mescla o digital com analógico.

No quesito segurança há freios ABS, airbags duplos, indicador de fadiga, assistente de partida em rampas, controle de estabilidade entre outros itens.

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