Alguns carros tiveram que encerrar sua história no Brasil em 2023. Como em todos os anos, alguns modelos deixaram de ser fabricados ou vendidos por aqui. Seja por baixas vendas ou aceitação baixa, alguns deles deixarão saudades.
Confira abaixo alguns modelos que saíram de linha:
Volkswagen Voyage
O modelo sedã mais barato da Volkswagen saiu do catálogo da marca este ano. No acumulado deste ano, o Voyage emplacou 2.074 unidades. O modelo era vendido apenas na configuração 1.0 de 84 cv de potência e 10,4 kgfm de torque. O câmbio é manual de 5 velocidades e o porta-malas tem 462 litros de capacidade.
Renault Captur
O modelo SUV saiu de linha após as baixas vendas e problemas de componentes para sua produção. Entre janeiro e setembro, o Captur não aparece sequer entre os 40 SUVs mais vendidos do país. No ano passado, o modelo da fabricante francesa emplacou 3.007 unidades.
O modelo era vendido em três versões: Zen, Intense e Iconic. O motor do Captur é 1.3 de 170 cv e 27,5 kgfm de torque. A transmissão é CVT de 8 marchas e a tração é dianteira. No desempenho, o Captur acelera de 0-100 km/h em 9,2 segundos e alcança 190 km/h de velocidade máxima. O consumo médio é de 10,9 km/l na gasolina e 11,6 km/l na rodovia.
Renault Zoe
Com vendas em baixa, a montadora francesa trouxe o Megane E-Tech para o Brasil e eliminou o Zoe. As vendas, no Brasil, sempre foram fracas e esse pode ser sido um dos fatores para a Renault ter tirado o modelo de linha.
Kia Cerato
O modelo, que é importado, não aparece mais no site da montadora e não é possível solicitar a compra do sedã médio por meio do endereço eletrônico da Kia. Nas concessionárias, o modelo também está fora de estoque. O Kia Cerato era vendido na configuração 2.0 Flex com 167 cv de potência e 20,6 kgfm de torque.
Aliado ao motor, a transmissão é automática de seis velocidades. Com o conjunto, o Cerato vai de 0-100 km/h em 10,5 segundos. Com relação aos preços, o modelo partia de R$ 136.490 na versão de entrada EX e chegava a R$ 152.190 na SX (topo de linha).
Chevrolet Camaro
A Chevrolet vai lançar no Brasil uma edição de despedida do esportivo Camaro. Colecionável, o modelo terá versão cupê e conversível, que custará R$ 555 mil e R$ 595 mil, respectivamente. Serão 125 unidades, sendo 120 da cupê. Na propulsão não há novidades. O Camaro Collection traz o V8 6.2 de 461 cv e 62,9 kgfm de torque. O câmbio é automático de 10 velocidades. Com isso, o esportivo vai de 0-100 km/h em 4,2 segundos e só vai parar nos 290 km/h.