Depois da chegada do BYD Dolphin, as montadoras se mexeram para tentar equilibrar os preços de alguns modelos. Em seguida, o GWM Ora 03 reforçou o time dos 150 (leia-se R$ 150 mil, faixa de preço bem lucrativa da indústria). O ponto de partida na corrida por valores mais baixos se deu no mundo dos elétricos de entrada, com Renault Kwid E-Tech, JAC E-JS1 e Caoa Chery iCar. Desde o ingresso dos chineses com preços atrativos, o mercado se viu obrigado a reduzir os valores.
Recentemente, chegou a vez dos sul-coreanos da Kia acompanharem o movimento. O Niro EX baixou de R$ 208.990 para R$ 199.990. O híbrido chega a fazer mais de 20 km/l na cidade, com gasolina, sem muito esforço. Na SX Prestige o preço é tabelado em R$ 243.990, mas está por R$ 229.990 – R$ 14 mil a menos. Contudo, outros modelos também estão na corrida de preços.
O JAC E-JS1 reduziu R$ 9 mil e agora custa R$ 126.900. A queda, segundo a fabricante, acontece mediante uma renegociação com a matriz da empresa. A marca precisa se reposicionar para ganhar expressão e exibir com eficiência seu portfólio.
LEIA MAIS
+ Tesla estuda entrada na América do Sul e pode vir ao Brasil
Contudo, o posto de elétrico mais barato pertence ao Caoa Chery iCar, que custa R$ 119.990, mesmo preço do seu modelo mais vendido a combustão, o Tiggo 5 Sport.
Vale lembrar que o trio JAC, Kwid e iCar, antes de Dolphin e Ora 03, custavam na casa dos R$ 150 mil – preço que hoje é ocupado pelos novos chineses, com melhor acabamento, mais potência e maior autonomia de bateria.
Relembrando: além dos elétricos de entrada e híbridos, os chineses também incomodaram quem estava em uma tabela mais cara. O Peugeot e-2008 foi lançado por R$ 260 mil, mas hoje já é vendido por R$ 199.990. Mesmo preço do híbrido Kia Niro. Contudo, o francês é elétrico.
O Seres 3, que chegou ao país por R$ 220 mil, também caiu na tabela e cortou R$ 20 mil do valor. Mas esse pouca gente ouviu falar.
As chinesas também sacudiram os carros a combustão. Com o mercado dos eletrificados em crescimento, algumas montadoras com seus modelos de melhor volume já estão aplicando descontos para atrair o comprador de elétrico e não perder o cliente.
A exemplo, Jeep Compass, Volkswagen T-Cross, Citroën C3 e C4 Cactus, Renault Duster e Oroch, Nissan Kicks, entre outros, estão bonificados como adiantamos por aqui. Sem contar o setor de luxo afetado pela regrinha do entregar “mais por menos”. Princípio básico dos novos conquistadores sobre rodas do Brasil.