A Stellantis nomeou os primeiros concessionários da Leapmotor no Brasil. Os revendedores, em boa parte, já trabalham com outra marca chinesa, e receberam com entusiasmo a estratégia da gigante da indústria.
A primeira apresentação aconteceu para os titulares da Fiat e Jeep, cerca de 100 concessionários candidatos à representar a nova Leapmotor, que tinha estreia prometida para o primeiro semestre de 2025, mas os escolhidos receberam do time do vice-presidente Herlander Zola, a nova largada: agosto a outubro com o ingresso da linha de híbridos. Anteriormente seria uma marca que faria uma inicial mais elétrica e agora a proposta é outra.
LEIA MAIS
+ Hyundai prepara para o Brasil novo HB20 híbrido e picape do Creta
Os grupos definidos formam um pelotão inicial de 50 lojas cobrindo capitais e cidades do inteior. A operação começa com dois a três modelos importados. A princípio, ninguém fala em fabricação, por enquanto.
Na mira direta da concorrência com a BYD, a formação da Leapmotor International B.V., uma joint venture 51/49, liderada pela Stellantis vem forte, segundo apurou a reportagem. Dois carros baratos estão previstos para serem lançados de partida no próximo ano: o T03 e C10. Pode colocar na agenda.

O primeiro deles é um compacto urbano de cinco portas do segmento A com espaço interno de segmento B. Com design minimalista, a Stellantis diz que ele tem uma experiência de direção prazerosa, com alcance WLTP de 265 km.
O modelo foi classificado em primeiro lugar no Estudo de Qualidade Inicial da JD Power para o segmento de pequenos veículos elétricos a bateria (BEV). Com relação ao tamanho, o T03 tem 3,62m de comprimento, 1,57m de altura, 1,65m de largura e tem 2,40m de entre-eixos. As dimensões são próximas de um Renault Kwid.
No site da Leapmotor, o T03 aparece como um carro que vem equipado com sistemas de assistência à condução, como ACC, assistente de manutenção em faixa e mais. O compacto conta com três modos de condução e o motor tem 70 kW de potência (cerca de 94 cv).
Já o Leapmotor C10 é o primeiro produto global da Leapmotor, construído de acordo com padrões globais de design e segurança. O C10 é baseado na arquitetura de tecnologia LEAP3. Desenvolvida pela própria Leapmotor, apresentando tecnologia elétrica inteligente líder do setor, como uma central eletrônica integrada e arquitetura elétrica, tecnologia cell-to-chassis (CTC) e cockpit inteligente.
Ele é um veículo do segmento D totalmente equipado e centrado na família, com a melhor experiência de mobilidade e condução do segmento premium, com autonomia WLTP de 420 km e classificação E-NCAP de 5 estrelas.
Nas dimensões, ele tem 4,74 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,68 m de altura e 2,82 m de entre-eixos. As dimensões são próximas de um Volkswagen Tiguan, a efeito de comparação.
O crossover C11 é o modelo mais elegante desse trio de lançamento. O carro deverá ser confirmado mas foi visualmente apresentado aos presentes.
América do Sul
A Stellantis já anunciou, inclusive, o responsável pela Leapmotor na América do Sul. Fernando Varela, vice-presidente da Região Andina & América Central, assume cumulativamente a responsabilidade pela marca. A fabricante está com data marcada para chegar ao Brasil e Chile já em 2025.
Varela ingressou no Groupe PSA em 2004, e ocupou diversas funções na área financeira da empresa. Em 2013, mudou-se para o Brasil para assumir o cargo de Gerente Sênior de Finanças da Citroën, posição que ocupou até 2015.
O executivo continuará respondendo a Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul, que esteve pilotando o evento de convocação para representatividade da marca com Herlander Zola, vice presidente de vendas do grupo e, com o novo cargo, também se reportará a Tianshu XIN, CEO da Leapmotor International. O diretor comercial e do trade marketing da marca será Ricardo Casagrande, ex-Volks, e já no time Stellantis.