A indústria automotiva chinesa continua em ritmo acelerado. No primeiro semestre de 2025, o país exportou 3,083 milhões de veículos, registrando um crescimento de 10,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados são da Associação de Revendedores de Automóveis da China (CADA), que também divulgou a lista dos 20 modelos mais exportados até junho.
O destaque vai para o BYD Song Plus, que liderou o ranking com 134.105 unidades embarcadas, um avanço expressivo de 184% em relação ao primeiro semestre de 2024. Isso representa um acréscimo de 86.882 veículos no comparativo anual e levou o modelo da 11ª para a 1ª posição.
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O segundo lugar ficou com o MG ZS, da britânica MG (controlada pela chinesa SAIC), com 91.706 unidades exportadas, alta de 45,4% ano a ano, ou 28.627 carros a mais do que no mesmo período do ano passado. Em 2024, o modelo ocupava o 5º lugar no ranking.
Outro destaque foi o BYD Sealion 07 EV, que aparece pela primeira vez na lista dos mais exportados, em 10º lugar, com 49.706 unidades. O novo SUV elétrico superou até mesmo o Tesla Model Y, que ficou atrás com 42.543 unidades exportadas no semestre.
Apesar do avanço dos veículos elétricos, os automóveis a gasolina ainda dominam a lista dos mais exportados, segundo a CADA. Dos 20 modelos com maior volume, nove são veículos de nova energia (NEVs), categoria que inclui os 100% elétricos (BEVs) e os híbridos plug-in (PHEVs).
Ao todo, 1,06 milhão de NEVs foram exportados pela China no período, incluindo 670 mil BEVs (elétricos puros) e 390 mil PHEVs. Isso representa aumentos de 40,2% e 210%, respectivamente, em comparação com o primeiro semestre de 2024.
No segmento de veículos de passageiros, a China embarcou 1,011 milhão de unidades, uma alta de 71,3% ano a ano. Esses números reforçam o crescimento da indústria chinesa no mercado global, especialmente com o avanço das marcas locais como BYD, MG, Geely, Chery e Leapmotor.